Author: News Comunicação

ALPB fará uma representação ao Ministério Público para fazer cumprir integralmente a Lei Estadual do Teste do Pezinho Ampliado

Promulgada desde dezembro de 2019, a Lei Estadual nº 11.566 que estabelece a implantação e execução do Teste Ampliado do Pezinho nas crianças nascidas nos hospitais, maternidades e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes da rede estadual de saúde da Paraíba não está sendo cumprida em sua totalidade. Essa constatação foi feita hoje (24), durante uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa que debateu a execução deste Programa. Quando em resposta às indagações do deputado estadual Jeová Campos sobre como está sendo realizado os testes, o diretor do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), Bergson Vasconcelos, respondeu que dos 60 testes que pode ser feitos pelo laboratório, a instituição está fazendo a identificação de quatro deles. Diante desta constatação, o parlamentar solicitou que a ALPB fizesse uma representação junto ao Ministério Público para que se verifique essa questão a fim de que a Lei seja, efetivamente, cumprida.

A justificativa do diretor do Lacen-PB de que não está realizando todos os testes a que se refere o Art. 1º, da Lei Estadual 11.566, em função de estar em sintonia com o que preconiza os atuais parâmetros do Ministério da Saúde sobre a matéria, não convenceu os participantes da audiência e não condiz com a verdade. Isto porque, diretriz do próprio Ministério já determina a amplitude dos exames. O deputado Dr. Tarciano Diniz, que presidiu a audiência, leu uma publicação do Diário Oficial da União, do dia 27 de maio de 2021, sobre a Lei nº 14.154, que alterou a Lei 8.069, de 13 de junho de 1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que aperfeiçoa o Programa Nacional de Triagem Neonatal e estabelece a lista de testes que devem ser realizados na triagem neonatal. Coincidentemente, a referida Lei define os mesmos itens que estão no Art 1º, da Lei Estadual 11.566 e que não estão sendo cumpridos em sua totalidade pelo laboratório paraibano. “O próprio Ministério já determina a realização destes testes, portanto, essa argumentação de que a Paraíba está em conformidade com o que preconiza o órgão federal não se justifica”, reiterou Dr. Tarciano, desconstruindo os argumentos do diretor geral do Lacen-PB.

A Promotora de Justiça e representante do Ministério Público na audiência, Fabiana Lobo, solicitou da direção do Lacen-PB a relação dos municípios paraibanos que já fazem os testes de triagem neonatal ampliada e mais detalhes sobre como anda a execução do Programa na Paraíba. “Como a política se estende para todos os 223 municípios da Paraíba, queremos saber por que todos eles não estão efetivamente participando deste processo e como está sendo desenvolvido o Programa, afinal, essa é uma questão relevante de saúde pública e que interessa a toda a sociedade”, disse ela.

De acordo com a representante da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, Dra. Renata Nóbrega, atualmente, 40% dos municípios da Paraíba já fizeram o treinamento para participar do Programa e 175 cidades já têm postos de coleta ativos para o envio dos materiais para o Lacen-PB, onde são feitos os testes da triagem neonatal ampliada. Ainda segundo a médica, o custo operacional do Programa para a Paraíba é algo em torno de R$ 10 milhões e o Governo Estadual está bancando 80% destes recursos para o custeio destes exames. “Nós precisamos ter o aporte de recursos federais para executar essa política pública em sua plenitude em toda a Paraíba”, disse ela.

Para o deputado estadual Jeová Campos, autor do Projeto de Lei que culminou com a Lei 11.566, o fato da Paraíba não está cumprindo a Norma integralmente não se justifica. “Não tem sentido a Paraíba ter capacidade instalada para trabalhar com 60 parâmetros de testes e está fazendo apenas quatro. Agindo assim, o Estado está errando porque tem o dever de fazer todos os testes e eles não estão sendo feitos, ou seja, a Lei não está sendo cumprida”, afirmou o parlamentar, lembrado que o mais agravante disto tudo é que não há acréscimo de custos para que o laboratório paraibano trabalhe com todos os parâmetros de exames.

No final da audiência, o deputado Jeová pediu a representante do Ministério Público que inclua na representação a ser encaminhada ao Governo, que além do laboratório fazer todos os testes, os municípios também cumpram o prazo ideal de envio de coletas ao Lacen-PB, que é de até sete dias, a fim de assegurar a análise das amostras em tempo hábil para garantir resultados mais fidedignos, quanto de dar respostas às famílias no menor tempo possível. “O direito de uma mãe de saber o diagnóstico do filho de ter uma doença rara e buscar tratamento precocemente é inalienável, ele chega até a ser divino, porque estamos dando uma chance diferente às futuras gerações de paraibanos”, disse Jeová, reiterando a importância do teste ampliado na rede pública de saúde.

Hospital de Patos promove passeio para mulheres que fazem tratamento de câncer

A rotina de exames, quimioterapia e consultas para 20 mulheres que já fizeram ou ainda fazem tratamento contra o câncer no Hospital do Bem, que integra o Complexo de Patos, hoje (23), foi bem diferente. É que nesta quarta-feira, elas participaram do ‘Passeio do Bem’, uma ação que faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, realizadas pela unidade em homenagem as pacientes ao longo do mês de março. Ao chegarem na unidade, por volta das 8h, elas pegaram um ônibus exclusivo, foram levadas até a Igreja Nossa Senhora da Guia, onde foram recebidas pelo Padre Joácio, e depois seguiram para o Guedes Shopping, onde foram recepcionadas com um almoço, num ambiente preparado especialmente para recebê-las. Foi um dia lindo como elas destacaram e só foi possível graças à dedicação da equipe da unidade e a colaboração de vários parceiros.

Na primeira parte do ‘Passeio do Bem’, as convidadas foram renovar a fé na Igreja Nossa Senhora da Guia e agradecer a dádiva de conseguirem ter força e disposição de lutar e superar o câncer, uma doença que ainda é muito estigmatizante. Lá, foram acolhidas e recebidas pelo Padre Joácio, que proferiu palavras de conforto e fez uma homília, deram depoimentos que reforçam que com um tratamento adequado é possível alcançar a cura e rezaram juntas, numa linda comunhão. A equipe do Complexo que acompanhou as pacientes era composta pela Coordenadora do Serviço Social, Suenia Mota, pela Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Socorro Rodrigues, pela Coordenadora de Psicologia, Pryscilla Guedes e por Ladjane Alves, Coordenadora de Enfermagem do Hospital do Bem e Hudleson Geine, Fisioterapeuta e músico que tocou e cantou para as convidadas.

Na segunda parte do passeio, elas foram recebidas no Shopping Guedes de forma muito afetuosa, pela Gerente de Marketing do Grupo Guedes, Tereza Vitória, e pela Supervisora de Vendas, Elemária Lacerda, que tinham preparado um ambiente super bonito, com uma mesa bem caprichada e um cardápio delicioso, para o almoço oferecido pelo Shopping. Lá, além da confraternização, nossas convidadas participaram de sorteio de brindes, degustaram um delicioso menu e festejaram a graça e beleza de serem mulheres.

O Diretor Geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes, e o Diretor Administrativo, Levi Firmino, prestigiaram o evento e agradeceram o trabalho da equipe da unidade em promover ações como essa e o apoio dos parceiros que ajudaram a realizar o ‘Passeio do Bem’. “Esse momento é uma simbologia que traduz o acolhimento e a forma humanizada como atuamos com nossos pacientes”, disse Francisco, agradecendo o empenho de sua equipe, a colaboração dos parceiros, sem os quais ações desta magnitude não poderiam ser realizadas e, principalmente, a participação das convidadas, que eram a razão de ser desta homenagem. Além do Guedes Shopping, a ação contou com a colaboração da UFCG que cedeu o ônibus para o transporte, das lojas Arezzo, HOPE e Morana que doaram itens para o sorteio e ainda do Salão e Spa Beauty Lounge, que sorteou uma massagem relaxante e da massoterapeuta, Jucileide Meira, que sorteou outra uma massagem relaxante e uma sessão de auriculoterapia.

A Gerente de Marketing do Grupo Guedes, Tereza Vitória, destaca que a Família Guedes tem um propósito permanente de acolher e ter empatia com o próximo e que essa ação com o Hospital do Bem simboliza bem essa forma de atuar. “O Guedes Shopping recebeu as pacientes oncológicas com muita alegria. Foi um momento especial preparado com muito carinho e amor, na Praça de Alimentação. Nosso Grupo tem um olhar especial sobre ações de cunho social porque essa característica faz parte do nosso DNA”, destacou Tereza.

A Coordenadora de Psicologia do Complexo, Pryscilla Guedes, lembra que o Passeio do Bem foi uma das ações realizadas em março, alusivas às comemorações do Dia Internacional da Mulher. “Hoje, graças ao apoio de vários parceiros conseguimos proporcionar esses momentos especiais para nossas pacientes que se tratam ou já se trataram com a gente e que já tiveram de enfrentar situações difíceis, principalmente, para as mulheres, como perder o cabelo, fazer uma retirada parcial ou total de mama, o que mexe muito com a auto estima da mulher, mas que foram vitoriosas nesta batalha”, destacou Priscilla. Ela lembrou que o evento era aberto para todas as pacientes, mas que algumas não puderam participar porque estavam fazendo o tratamento no momento do passeio, ou eram de cidades mais distantes e outras que não estavam em condições de saúde de participar da ação.

Verônica Urquiza, que já está curada e fez o tratamento no Hospital do Bem contra um câncer de mama, foi uma das que participou do Passeio do Bem. Em depoimento, ela enfatizou que em Patos há um excelente tratamento contra o câncer e que não há necessidade de ninguém buscar ajuda em outros centros. “Não precisamos sair de Patos para nos tratar, pois aqui temos uma quimioterapia de ponta, médicos capacitados, um acolhimento diferenciado e um hospital TOP, com excelente estrutura e isso é preciso ser mais divulgado para que mais pessoas saibam que há essa condição de atendimento aqui mesmo, sem precisar ir para outros locais”, disse Verônica que também agradeceu por esse dia tão maravilhoso.

O cardápio do almoço realizado no restaurante Bollibar teve até menu personalizado. Como entrada foi servido Brusquetas Italiana, e duas opções de pratos principais: Carne ao molho madeira, com arroz piamontese ou Frango grelhado, com arroz de Brócolis e legumes. Suco de laranja e água mineral foram servidos à vontade. Além dessa ação do ‘Passeio do Bem’, dentro das comemorações do mês da mulher, as pacientes do Hospital do Bem de Patos já participaram de coffe break, sorteio de brindes e ainda uma palestra com a Coach e Perita Criminal, Michelle Mendonça, sobre ‘Alegria, a beleza da alma!’, no Dia da Beleza, no último dia 16, que incluiu ainda a disponibilidade de serviços gratuitos de maquiagem e manicure, além de sessões de ginástica laboral.

Presidente da Asplan e da Unida afirma que sucessão na Feplana com Paulo Leal garantirá continuidade de projetos e ações

A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) terá um novo presidente, a partir de abril. Paulo Leal, o futuro dirigente, tem a missão de dar continuidade às ações e projetos defendidos pela atual gestão, coordenada pelo produtor canavieiro e empresário Alexandre de Andrade Lima, que presidiu a Federação por dois mandatos consecutivos, desde 2016. Para o presidente da presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-Açúcar (Unida), José Inácio de Morais a escolha de Paulo Leal foi muito feliz. “Paulo já conhece a Feplana, tem ampla visão do setor, tem compromisso com o segmento e, sobretudo, vontade de trabalhar em prol do desenvolvimento do setor”, disse José Inácio.

Alexandre Lima deixa a presidência da Feplana com alto reconhecimento tanto pelos produtores, como industriais, pela forma como conduziu a entidade e lutou por causas importantes para o setor, com resultados favoráveis, a exemplo da aprovação da venda direta de etanol pelas usinas, inclusive, incluindo as cooperativadas neste processo, além da defesa da inclusão dos produtores nos recebimentos de CBIOs, do Programa Renovabio, que está em tramitação na Câmara.

“Passo o comando da Feplana para Paulo Leal com a certeza do dever bem feito e com a tranquilidade de que teremos um defensor do setor com capacidade e compromisso para continuar a nos defender em Brasília e em todas as instâncias”, disse Alexandre que passa a se dedicar com mais tempo as usinas cooperativadas localizadas em Pernambuco: Coaf, em Timbaúba, Agrocan, em Joaquim Nabuco e Cooafsul, em Ribeirão, além da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP).

Paulo Leal, que é o atual presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Paraná, retoma a presidência da Feplana, que conta, atualmente, com cerca de 60 mil associados. “Sai Alexandre e retorna Paulo, mas, o importante desta sucessão é que não vamos ter descontinuidade de projetos, porque tanto Alexandre, quanto Paulo são pessoas que vivem, respiram e são apaixonados pelo setor canavieiro e como dizemos aqui na Asplan, no setor não há disputa de poder, porque todos nós trabalhamos em prol de uma causa única que é a defesa da cultura canavieira”, enfatizou José Inácio.

Na última segunda-feira (21), Alexandre Lima e Paulo Leal se encontraram com o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, e tiveram a oportunidade de expor alguns pleitos do setor durante uma reunião que contou ainda com a presença dos ministros do Meio Ambiente, Joaquim Leite, da Agricultura, Teresa Cristina e da Economia, Paulo Guedes. José Inácio também estava presente.

Requerimento de Jeová aprovado pela ALPB solicita obras de terraplanagem da rodovia que liga a PB-400 à BR-116

A proposta do deputado Jeová Campos que solicita a realização de obras de terraplanagem da Rodovia Estadual que liga as rodovias PB-400 à BR-116, passando pelas localidades de Sitio Riacho do Meio, em Cajazeiras, no Distrito de Marimbas, Tambor, terminando do Distrito de Balanço, no Município de Cachoeira dos Índios, foi aprovado na sessão da ALPB desta terça-feira (22). O Requerimento nº 20.793/2022 ainda inclui um pedido de inclusão de obra de pavimentação asfáltica da referida rodovia no Plano de Obras do DER-PB.

O parlamentar explica que sua solicitação está baseada num pleito que ele recebeu em seu gabinete da Câmara Municipal de Cachoeira dos Índios, subscrito pelos vereadores, José de Sousa Batista e Francisco Joaquim de Oliveira, Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, solicitando seu apoio no sentido de postular junto ao governo estadual, a realização das referidas obras. “O pedido do Poder Legislativo Cachoeirense é justo e merece nosso apoio parlamentar, pois sabemos do alcance social que estas obras trarão para os habitantes das comunidades que serão beneficiadas e que transitam diuturnamente por essa rodovia e sofrem com as péssimas condições da estrada”, alega Jeová.

Ele lembra que, neste momento, em razão das chuvas que caem no alto sertão paraibano, as estradas que não são pavimentadas estão em péssimas condições de trafegabilidade, especialmente a citada rodovia estadual, que passa pelo Distrito de São José de Marimbas. “A execução dessas obras diminuirá a quantidade de acidentes,
facilitará a escoação da produção agrícola, melhorará a qualidade de vida da população
beneficiada, de modo especial a dos estudantes e pacientes que se deslocam para outras cidades, bem como incrementará o desenvolvimento do nosso Estado”, reitera o parlamentar, na expectativa que o governador autorize a referida ação.

O deputado destaca ainda que o Distrito de Marimbas, localizada no Município de Cachoeira dos Índios, anualmente, no dia 19 de março, recebe uma enorme quantidade de visitantes oriundos de várias localidades do Estado da Paraíba e de outros Estados da Federação que somados aos habitantes da referida localidade, reúnem-se para homenagear e venerar o padroeiro São José. “Este evento, considerado de suma importância para o desenvolvimento turístico e econômico do Município de Cachoeira dos Índios, tem inicio na cidade de Cachoeira dos Índios, no período da manhã, onde centenas de cavaleiros saem em romaria com destino ao Distrito de São José de Marimbas, distante 18 quilômetros da sede do Município”, destaca Jeová, lembrando que esse evento já faz parte do calendário oficial do Governo do Estado da Paraíba, conforme Lei nº 10.013/2013.

Um dia diferente para pacientes em tratamento oncológico no Hospital de Patos

A rotina de exames, quimioterapia e consultas para 20 pacientes que fazem tratamento contra o câncer no Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, nesta quarta-feira (23), vai ser diferente e bem mais agradável. Isto porque, elas farão um ‘Passeio do Bem’, com direito a parada na Igreja Nossa Senhora da Guia e depois desfrutarão de um almoço em um dos restaurantes do Shopping Guedes, preparado, especialmente, para homenageá-las. Essa ação faz parte das comemorações do mês da mulher. A saída do hospital está prevista para as 8h30 e o almoço no shopping, por volta das 11h.

A diretora do Hospital do Bem, Lidiane Nascimento, explica que as pacientes foram convidadas a participarem da ação e acharam a ideia muito boa. “Essa também é uma forma de homenageá-las no mês em que se comemora a fortaleza da mulher, que enfrenta duras batalhas na vida, e nestes casos, uma doença estigmatizante, sem perder a ternura e a alegria de viver”, destaca Lidiane, agradecendo a adesão de lojistas do Shopping Guedes que se uniram para recepcionar o grupo e oferecer um almoço especial, engrandecendo essa ação comemorativa da unidade.

E a julgar pelo cardápio do ‘Almoço do Bem’, as homenageadas serão muito agraciadas. Como entrada, elas degustarão Brusquetas Italiana, e terão duas opções de pratos principais: Carne ao molho madeira, com arroz piamontese ou Frango grelhado, com arroz de Brócolis e legumes. Suco de laranja e água mineral serão servidos à vontade.

Dentro das comemorações do mês da mulher, as pacientes do Hospital do Bem de Patos já participaram de coffe break, sorteio de brindes e ainda uma palestra com a Coach e Perita Criminal, Michelle Mendonça, sobre ‘Alegria, a beleza da alma!’, no Dia da Beleza, no último dia 16, que incluiu ainda a disponibilidade de serviços gratuitos de maquiagem e manicure, além de sessões de ginástica laboral. “Nossas pacientes estão adorando tudo isso”, destaca Lidiane, lembrando que as que vão participar do passeio são pacientes que estão com suas taxas de imunidade em alta e bem dispostas.

ALPB homenageará equipe da SES com a concessão da Medalha Epitácio Pessoa em sessão solene no dia 20 de abril

Em reconhecimento ao empenho, competência, compromisso e responsabilidade da equipe da Secretaria Estadual de Saúde, especialmente, no combate a pandemia do Covid, será agraciada com a mais alta comenda da ALPB, a Medalha Epitácio Pessoa. Receberão a comenda os Doutores Geraldo Antônio de Medeiros, Secretário de Estado da Saúde da Paraíba, a Doutora Renata Valéria Nóbrega, Secretária Executiva de Estado da Saúde da Paraíba, e o Doutor Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, antes Secretário Executivo de Gestão de Unidades de Saúde da Paraíba e agora diretor superintendente da PBSaúde. A sessão solene ocorrerá no dia 20 de abril, às 15h, no Plenário da ALPB. A propositura é do deputado Jeová Campos e tinha sido aprovada no dia 15 de junho do ano passado. Faltava apenas marcar a data da solenidade, o que foi definida na sessão desta terça-feira (22), com a aprovação do Requerimento de Sessão Solene nº 356/22.

O deputado Jeová Campos explica que os homenageados representarão todos os profissionais da Secretaria de Saúde da Paraíba. “Um ponto fundamental que me levou a propor essa distinção foi o fato desta equipe nunca ter negado a gravidade da pandemia, fazendo sempre uma comunicação transparente, inclusive, mostrando as dificuldades da nossa estrutura de saúde, orientando corretamente o governo a adotar as medidas necessárias na atual conjuntura, em favor das máscaras, em defesa da vacina. Por si só, se considerarmos que essa é uma política que está no caminho certo que contraria o negacionismo e que teve a capacidade de dizer que aglomeração mata. Esta equipe, só pela forma como se comunicou, já era merecedora desta distinção, mas, a Medalha não é apenas para os três representantes da SES, mas, a todos os profissionais de saúde, que tiveram a vocação cristã de cuidar dos paraibanos de forma tão competente”, disse Jeová.

O parlamentar lembrou ainda que mesmo quando muitos estados do país colapsaram, com filas e falta de leitos para internamento para pacientes com coronavírus, a Paraíba seguiu no enfrentamento da pandemia em equilíbrio. “Abrimos novos leitos, contratamos equipes para ampliar a assistência, priorizou-se estratégias de fortalecimento dos hospitais permanentes, um hospital de campanha foi aberto em Santa Rita, implantou-se o inquérito sorológico em todas as regiões do estado, adotou-se medidas restritivas de circulação quando entendeu que era necessário e, sobretudo, essa equipe trabalhou e continua trabalhando diuturnamente no combate não apenas a proliferação da doença, mas, sobretudo no acolhimento e assistência aos doentes. Por tudo isso e por todo o serviço prestado aos paraibanos, essa homenagem é mais que justa e merecida”, reiterou Jeová.

“Nos sentimos honrados de receber essa homenagem da Assembleia que além de nos alegrar pelo reconhecimento do trabalho realizado também amplia a homenagem a toda uma equipe que se dedica, diuturnamente, para garantir saúde de qualidade para toda população paraibana”, disse Dr. Geraldo Medeiros. A propositura de Jeová foi subscrita pelos deputados Chio, Poliana Dutra, Wilson Filho, João Gonçalves, Dra. Paula e Raniery Paulino, este último, autor da propositura de outorga do Título de Cidadão Paraibano ao Dr. Daniel Beltrammi, que será entregue na mesma solenidade.

ALPB promove Audiência Pública para debater implantação do teste de triagem neonatal ampliado na Paraíba

Debater sobre o atual estágio de implantação do teste de triagem neonatal na rede estadual de saúde, na sua modalidade ampliada, destinado ao diagnóstico precoce de várias doenças. Esse é o objetivo de uma Audiência Pública, promovida pela Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa (ALPB) na próxima quinta-feira (24), às 9h. O evento será realizado de forma remota e o link para participação será disponibilizado pela ALPB no dia da audiência.

No Requerimento de realização da Audiência, proposta pelo deputado Jeová Campos, que é o autor do Projeto que virou a Lei nº 11.566/2019, consta o convite para participação no evento do Secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Dr. Geraldo Medeiros, bem como a convocação do Diretor-Geral do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Paraíba – LACEN-PB, Dr. Bergson Vasconcelos e de sua equipe técnica.

O deputado lembra que desde 10 de Dezembro de 2019 que a Lei foi sancionada, mas, que até agora não foi colocada em prática. “Marcamos essa audiência para entender o porquê desta ação que assegura o direito de todas as crianças nascidas nos hospitais e estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, integrantes da rede pública de saúde da Paraíba, ao teste de triagem neonatal, na sua modalidade ampliada, não esteja ainda sendo ofertada e buscar soluções para que isso efetivamente aconteça”, argumenta o parlamentar.

Atualmente, a Paraíba realiza os teste de triagem neonatal que identifica precocemente apenas seis enfermidades, mas com o teste ampliado se poderá identificar até 30 doenças, entre as quais, estão a fenilcetonúria e outras aminoacidopatias; hipotireoidismo congênito; hiperplasia adrenal; galactosemia; deficiência de biotinidase;
toxoplasmose congênita; deficiência de G6PD; fibrose cística; anemia falciforme e
outras hemoblobinopatias e leucinose.

“Essa Casa Legislativa precisa promover esse debate com as autoridades pertinentes e com a sociedade paraibana sobre o estágio em que se encontra a implantação deste importante serviço público, que vai possibilitar que o filho do pobre possa ter uma doença rara diagnosticada de forma precoce, ter um tratamento adequado e uma vida mais tranquila”, reiterou o parlamentar, lembrando que os equipamentos e kits necessários para realização dos testes já estão disponíveis, o treinamento das equipes responsáveis pela instrumentalização dos testes já foi feito e agora é saber o que falta para isso virar, finalmente, realidade na rede pública estadual de saúde.

Jeová lamenta ausência de autoridades do Governo no debate sobre uso das águas da Transposição e chama ALPB para abraçar essa causa

Em discurso nesta terça-feira (22), durante sessão da Assembleia Legislativa, o deputado Jeová Campos lamentou a ausência de autoridades do governo estadual no debate sobre o uso das águas que aconteceu semana passada, em São José de Piranhas, fez duras críticas à omissão e inércia do Governo da Paraíba em relação a ações e projetos sobre uso das águas da Transposição no Estado, deu nota zero neste quesito para o desempenho do poder executivo e convocou a ALPB para continuar a ser protagonista deste processo. “Quero registrar meu voto de resistência e dizer que o Governo Estadual não mandou nenhuma autoridade de comando para o evento de São José de Piranhas. Estava lá representante da Pesca, da Agricultura Familiar, mas não foi nenhum secretário para dizer qual a política que a Paraíba tem para o aproveitamento das águas. Vossa Excelência governador João vai para as ruas pedir voto e o povo vai querer saber que projetos o senhor tem para a Paraíba, o que prometeu e o que executou e, infelizmente, nesta questão do uso das águas da Transposição, o resultado do governo será zero porque nada foi feito”, afirmou o parlamentar.

“Nestes quatro anos, o atual governo não foi capaz de tabular uma discussão sobre esse tema, nem tem um único projeto para o uso racional e otimizado das águas do Rio São Francisco. Não é razoável ver o Rio Piranhas perenizado e a gente continuar comprando frutas em Petrolina e outros produtos em Campina Grande”, disse Jeová, reiterando a importância de a ALPB continuar sendo protagonista deste debate já que o governo parece não achar ele importante.

Sobre a participação dele num debate promovido pela deputada Poliana Dutra, em Cajazeiras, na próxima quinta-feira, sobre esse tema, o deputado lamentou que não poderá estar presente, em função de estar no mesmo dia e horário conduzindo uma audiência pública sobre o teste de triagem neonatal ampliado na Paraíba. “Todo e qualquer debate que buscar uma reflexão e pensar formas de sobre o que fazer para o bom uso das águas da Transposição do Rio São Francisco estarei integrado e só não estarei na quinta-feira, pessoalmente, em função desta audiência pública que vou realizar na mesma data, mas, meu gabinete se fará presente”, reiterou Jeová.

O deputado também criticou a ausência de deputados no evento de São José de Piranhas. “Eu lamento que a ALPB, na última terça-feira, não tenha participado do debate. O registro da ausência de todos os parlamentares, não se justifica diante da importância do tema em pauta. E vale ressaltar que essa atividade não era política-partidária mas, infelizmente, o único deputado presente era Jeová Campos”, disse ele, lembrando a comemoração de 22 de Março, Dia Mundial da Água. “Nesta data, eu não posso deixar de falar aqui da necessidade de investimentos, de obras de infraestrutura, da conservação das florestas e matas nativas e lembrar que no Centro Sul os reservatórios estão abaixo do nível satisfatório, o que compromete a geração de energia com consequências muito ruins para o país”, frisou ele.

Em sua fala, ele também criticou a postura do governo federal que, na opinião dele, também está na contramão deste processo incentivando o desmatamento, a devastação das florestas, a degradação do meio ambiente, o garimpo ilegal, que polui rios e afluentes comprometendo o equilíbrio do Brasil neste aspecto ambiental.

No final do discurso, Jeová parabenizou Fernando Haddad, que quando ministro da Educação pautou como prioridade a inclusão dos portadores de Down e também o vereador Fernando Milanez Neto que também provocou uma bonita discussão em João Pessoa com o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a legislação no Brasil em relação ao marco legal na questão da proteção das pessoas com Síndrome de Down no Brasil. Essas pessoas, segundo o parlamentar, trazem um cromossomo diferenciado que estão se afirmando na sociedade como protagonistas de um processo próprio de vida e isso é importante para a sociedade brasileira. Ele fez essa fala referindo-se as comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.

Dirigente canavieiro da Paraíba se reúne com presidente Bolsonaro e elogia ações do Governo Federal na defesa da agricultura brasileira

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-Açúcar (Unida), José Inácio de Morais, se reuniu nesta segunda-feira (21), com o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. Na ocasião, o dirigente canavieiro elogiou as ações do governo federal voltadas para o setor produtivo e disse que a agricultura brasileira e o setor produtivo, enfim, recebeu a atenção que merece. “Com Bolsonaro o setor produtivo nacional tem ações que reconhecem a importância do segmento e fortalecem o agro. O Renovabio, a redução de impostos para implementos e maquinário, a abertura de novas linhas e ampliação do crédito são algumas das ações que fazem uma grande diferença para o setor”, disse José Inácio, lembrando outro dado importante. “Desde que o presidente assumiu o poder não houve mais invasões de terras na Paraíba, nem em outros estados do Nordeste”, reforçou ele.

Na reunião, que também serviu para anunciar a mudança na presidência da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), que a partir de abril será conduzida por Paulo Leal, sucessor de Alexandre Lima, que esteve à frente da entidade por dois mandatos consecutivos, desde 2016, também foi tratada questões importantes para o setor produtivo canavieiro, a exemplo da necessidade do Programa Renovabio rever a questão dos produtores não terem sido inseridos para receber CBIOs, do Programa de Recuperação de Matas Ciliares na Paraíba e da entrega de títulos de Reforma Agrária, entre outros tópicos. Além do presidente Bolsonaro, participaram da reunião, os ministros da Economia, Paulo Guedes, da Agricultura, Teresa Cristina e do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Para José Inácio, a reeleição de Bolsonaro é também uma questão de defesa do setor produtivo e da manutenção da segurança e defesa da propriedade privada no campo, além de melhor para o Brasil. “Desde que Bolsonaro assumiu o governo nós não registramos mais invasões de terras na Paraíba, nem em Pernambuco, nem no Rio Grande do Norte, só para citar estados vizinhos. E isso é uma questão crucial para quem vive da agricultura. Ter a tranquilidade de ter um governo que respeita a lei e a ordem faz muita diferença para todos nós”, reforçou José Inácio que, na ocasião, convidou o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, para conhecer na Paraíba o Programa de Recuperação das Matas Ciliares. O ministro disse que vai reservar espaço na agenda, até o meio do ano, para ver essa ação.

“Foi uma reunião muito produtiva e super prestigiada. Saí de lá mais convencido ainda de que devemos defender a reeleição de Bolsonaro se quisermos que o Brasil continue avançando, progredindo e se desenvolvendo”, finalizou José Inácio, que estava acompanhado de Alexandre Lima e Paulo Leal, respectivamente, atual e futuro dirigente da Feplana.

Roda de Conversa no Complexo de Patos aborda a importância da nutrição durante o tratamento oncológico

A alimentação é importante em todas as fases da vida, desde a infância até a velhice, independentemente de estarmos saudáveis ou doentes. Quando alguém está doente ou fazendo um tratamento para combater o câncer essa questão toma proporções ainda mais relevantes em função da necessidade de se aumentar a imunidade. E foi, justamente, para orientar melhor as pacientes do Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, que o tema da Roda de Conversa, desta segunda-feira (21), foi a ‘Importância da alimentação saudável’. A nutricionista da unidade, Débora Gomes, foi quem conduziu o bate-papo.

“Uma alimentação saudável, com a redução do consumo de alimentos industrializados e uma dieta rica em alimentos in natura, contribui para fortalecer o organismo e reduzir os sintomas colaterais que podem ocorrer durante o tratamento oncológico”, enfatizou a nutricionista. Ela lembrou que é comum durante o tratamento contra câncer a falta de apetite, enjoos e vômitos, alterações na sensação de gosto e cheiro/paladar e olfato, alterações na produção de saliva (boca seca), dor na boca ou na garganta e dificuldade para mastigar ou engolir, diarreia, constipação intestinal (prisão de ventre), flatulência (excesso de gases) e queda de imunidade (defesas baixas do organismo), mas, que uma dieta equilibrada e saudável pode reduzir esses sintomas.

“Foi um momento muito rico, onde abordamos questões importantes no que diz respeito à nutrição de pacientes em tratamento e orientamos como montar um prato saudável e ter uma dieta mais apropriada para fortalecer o organismo para um melhor enfrentamento do tratamento”, destacou Débora que teve a companhia de estagiárias do curso de nutrição da UNIFIP durante a Roda de Conversa. No final, foi entregue um folder educativo para todos os presentes para melhor fixação do assunto abordado.

A Roda de Conversa, como o próprio nome destaca, explica a diretora do Hospital do Bem, Lidiane Nascimento é um momento informal de debater questões importantes para os pacientes da unidade que estão em tratamento. “Desde o ano passado que a gente vem realizando esses encontros que se transformaram em momentos muito especiais onde nós abordamos temas que possam orientar melhor e contribuir com a melhoria da qualidade de vida de nossos pacientes”, finaliza a diretora, lembrando que esses momentos acontecem sempre que há disponibilidade de profissionais da unidade ou convidados abordarem temas interessantes, a exemplo desta da Nutrição.