Author: administrador

É um vitória para o setor produtivo afirma presidente da Unida sobre inclusão dos produtores de cana-de-açúcar no Renovabio

“A inclusão dos produtores de cana-de-açúcar no Renovabio é uma grande conquista e vitória do setor produtivo que passa a ter direito de ter sua participação nas receitas obtidas com a negociação de créditos de descarbonização (CBios)”, afirma o presidente da União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida), Pedro Campos Neto. Ele faz referência a Lei 15.082/24 que garante ao produtor de cana-de-açúcar destinada à produção de biocombustível a participação nas receitas de CBios. Antes da sanção da Lei a remuneração era exclusiva das usinas produtoras de etanol.
O dirigente canavieiro lembra que o apoio de várias entidades foi fundamental para que o acordo fosse fechado com as usinas, assim como o papel de grande articulador do autor do Projeto de Lei 3149/20 que deu origem a Lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É o momento de comemorar essa grande conquista, mas, também de agradecer o apoio e parceria que tivemos da Feplana, Unica, CNA, BioEnergiaBrasil, SindaçúcarAL, Sindaçúcar PE e Sindálcool, além do apoio do Senador da República, Efraim Filho, que sempre defendeu esse nosso pleito, sendo o autor do PL e relator da matéria no Senado”, afirmou Pedro Campos Neto.
Além de incluir os produtores no Renovabio, a nova lei também reforça a regulação do setor com medidas como o aumento de multas para os agentes que não cumprirem as metas de descarbonização estabelecidas. O não cumprimento das metas passa a ser tipificado como crime ambiental e a comercialização de combustíveis será proibida para distribuidores inadimplentes com sua meta individual. A legislação ainda revoga a autorização dada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em casos de reincidência de descumprimento das metas.
De acordo com a lei, os produtores de cana-de-açúcar deverão receber parcelas de, no mínimo, 60% das receitas oriundas da comercialização dos CBios gerados a partir do processamento da cana entregue por eles às usinas. Quando o agricultor fornecer à indústria os dados primários necessários ao cálculo da nota de eficiência energético-ambiental, além desses 60%, ele deverá receber 85% da receita adicional sobre a diferença de créditos, já descontados os custos de emissão. Já os produtores das demais matérias-primas de biocombustíveis, como soja e milho, usados para a produção de biodiesel e etanol, respectivamente, poderão negociar a parcela de remuneração no âmbito privado.
Com informações da Agência Câmara de Notícias.
Os produtores de cana foram inseridos no Renovabio graças a Lei 15.082 (1)
Pedro Campos Neto, presidente da Unida, destaca importância da inclusão dos produtores no Renovabio

Agora é Lei: produtores de cana-de-açúcar têm direito ao pagamento de créditos de carbono

Já está em vigor a Lei 15.082/24 que garante ao produtor de cana-de-açúcar destinada à produção de biocombustível a participação nas receitas obtidas com a negociação de créditos de descarbonização (CBios). Antes da sanção da Lei a remuneração era exclusiva das usinas produtoras de etanol. A nova norma altera a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) para incluir os produtores independentes. “É uma vitória merecida que repara uma injustiça com os produtores que há mais de cinco anos viam lutando para serem incluídos no Renovabio”, afirma o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais.
O dirigente canavieiro lembra que a Lei 15.082/24 teve origem no PL 3149/20, de autoria do então deputado e atual senador paraibano Efraim Filho. “Efraim, como a gente diz aqui, cabeceou e chutou para o gol, pois foi o autor do Projeto de Lei, defendeu sua aprovação na Câmara no Senado e também foi relator da matéria no Senado. Ele nos deu uma ajuda imensurável, participou de várias reuniões e foi fundamental para obtermos êxito nesse nosso pleito”, afirmou José Inácio. Em função de sua atuação parlamentar, o senador paraibano foi homenageado pela Asplan, em dezembro passado, recebendo o Prêmio Canasplan que é destinado a políticos e personalidades que se destacam na defesa do setor produtivo.
Além de incluir os produtores no Renovabio, a nova lei também reforça a regulação do setor com medidas como o aumento de multas para os agentes que não cumprirem as metas de descarbonização estabelecidas. O não cumprimento das metas passa a ser tipificado como crime ambiental e a comercialização de combustíveis será proibida para distribuidores inadimplentes com sua meta individual. A legislação ainda revoga a autorização dada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em casos de reincidência de descumprimento das metas.
De acordo com a lei, sancionada com dois vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os produtores de cana-de-açúcar deverão receber parcelas de, no mínimo, 60% das receitas oriundas da comercialização dos CBios gerados a partir do processamento da cana entregue por eles às usinas. Quando o agricultor fornecer à indústria os dados primários necessários ao cálculo da nota de eficiência energético-ambiental, além desses 60%, ele deverá receber 85% da receita adicional sobre a diferença de créditos, já descontados os custos de emissão. Já os produtores das demais matérias-primas de biocombustíveis, como soja e milho, usados para a produção de biodiesel e etanol, respectivamente, poderão negociar a parcela de remuneração no âmbito privado.
Os vetos recaíram sobre uma medida que permitia a tomada de créditos de contribuições tributárias pelas distribuidoras na aquisição dos CBios. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento e Orçamento observaram que o texto vetado “equipara os créditos de descarbonização a insumos para os distribuidores a fim de gerar créditos para compensação no processo de não cumulatividade de tributos federais”. Segundo o Executivo, “o preceito contraria o interesse público” e é inconstitucional por criar “renúncia de receita sem estimativa de impacto orçamentário e financeiro”. O outro veto também foi pedido pelo Ministério da Fazenda ao trecho que equipara os CBios aos demais valores mobiliários.
Com informações da Agência Câmara de Notícias.
Os produtores de cana foram inseridos no Renovabio graças a Lei 15.082
Presidente da Asplan, José Inácio de Morais, lembra importância da inclusão dos produtores de cana no Renovabio

Primeiro final de semana de 2025 no Hospital de Coremas registra atendimento a 245 pessoas

O primeiro final de semana de 2025 no Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 245 pessoas. Foram 91 consultas na sexta-feira (3), outras 85 no sábado (4) e mais 69 no domingo (5). No período, 11 pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica para observação e cuidados posteriores.

Os casos de dores lideraram os atendimentos no plantão, com 44 registros, seguidos de sintomas de síndrome gripal com 20 ocorrências e de quadros de diarreia, com 18 casos. O hospital atendeu, entre outras ocorrências, 14 casos de crise nervosa, 10 de hipertensão, oito de mal-estar, outros oito de dispneia, e mais oito de cefaleia, além de sete casos de amigdalite e uma vítima de sinistro de trânsito com moto.

Das 11 pessoas que precisaram ser internadas, após avaliação médica para observação e cuidados posteriores, duas foram por causa de pneumonia, outras duas por dispneia, outra por causa de Acidente Vascular Cerebral (AVC), e as demais por Pneumonia Adquirida da Comunidade (PAC), lesão infectada, inapetência, infecção cutânea e trauma testicular.

Um dos atendimentos no Hospital de Coremas
Hospital de Coremas atendeu 245 pessoas no primeiro plantão de final de semana do ano

Hospital Regional de Patos realiza 22 cirurgias e atende mais de 270 pessoas no primeiro final de semana do ano

O plantão do primeiro final de semana do ano no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, ficou marcado pela realização de 22 cirurgias e pelo atendimento a 278 pessoas. Foram 85 atendimentos na sexta-feira (3), outros 102 no sábado (4) e mais 91 no domingo (5). Destes, 66 pessoas precisaram ser internadas após os primeiros socorros para observação e cuidados posteriores. Das 22 cirurgias, metade foi de urgência, sendo sete oncológicas, sete ortopédicas, seis gerais, uma vascular e uma urológica.

No mesmo período, ainda deram entrada na Urgência e Emergência do hospital 20 pessoas vítimas de sinistros de trânsito, sendo 18 de motocicletas, uma com automóvel e ainda uma vítima de atropelamento. Boa parte dos acidentados era de Patos, com 10 registros, mas o hospital atendeu ainda pacientes vindos das cidades de Igaracy, Imaculada, Malta, Olho D´água, Pombal, São Mamede, Teixeira e Passagem.

As 66 internações foram de pessoas que passaram por cirurgia, pacientes acidentados com moto, além de fatores como ferimento com arma branca, hiperglicemia, hipertensão, mal-estar, inflamação, problema vascular, sintomas de infarto e quedas.

Os demais motivos dos atendimentos foram de pacientes com dores diversas (62), seguidos de quedas (34) e pessoas mordidas por cachorros (10). O hospital atendeu ainda oito casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), dois casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), duas pessoas que sofreram agressão física, entre outras demandas.

Hospital de Patos realizou 22 cirurgias no final de semana
Primeiro final de semana de 2025 no Hospital de Patos ficou marcado pela realização de 22 cirurgias
Uma das 22 cirurgias realizadas no primeiro final de semana do ano no Hospital de Patos

Hospital Regional de Patos registra 18 cirurgias e 280 atendimentos no último final de semana de 2024

O plantão do último final de semana do ano no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, ficou marcado pela realização de 18 cirurgias e pelo atendimento a 286 pessoas. Foram 96 atendimentos na sexta-feira (27), outros 92 no sábado (28) e mais 98 no domingo (29). Destes, 54 pessoas precisaram ser internadas após os primeiros socorros para observação e cuidados posteriores. Das 18 cirurgias, 10 foram eletivas e oito de urgência, sendo sete oncológicas, seis ortopédicas, três vasculares e duas gerais.

No mesmo período, ainda deram entrada na Urgência e Emergência do hospital 24 pessoas vítimas de sinistros de trânsito, sendo 18 de motocicletas, três de acidentes com bicicleta, dois com automóvel e ainda uma vítima de atropelamento. Quase a totalidade dos acidentados era de Patos, com 15 registros, mas o hospital atendeu ainda pacientes vindos das cidades de Cacimba de Areia, São José do Bonfim, Condado, Mãe D´água, Malta, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Bentinho e São José do Bonfim.

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos, neste final de semana, foram de pacientes com dores diversas (72), seguidos de quedas (34) e pessoas mordidas por cachorros (10). Mas o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, vários casos de diarreia, de pessoas com cortes, de Acidente Vascular Cerebral (AVC), de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), de crise hipertensiva e mal-estar.

Feriado do Natal – No plantão do feriado natalino o Hospital de Patos realizou 20 cirurgias e atendeu 172 pessoas. Foram 76 atendimentos na terça-feira (24) e outros 96 no dia 25. Destes, 34 pessoas precisaram ser internadas após os primeiros socorros para observação e cuidados posteriores. Das 20 cirurgias, 14 foram de urgência, sendo 10 vasculares, sete ortopédicas, duas gerais e uma bucomaxilo.

Uma das 20 cirurgias realizadas no feriado de Natal no Hospital de Patos
Uma das seis cirurgias ortopédicas realizadas no plantão do final de semana no Hospital de Patos
Das 18 cirurgias, oito foram de urgência
Hospital de Patos realizou 18 cirurgias no último final de semana no ano
Uma das 18 cirurgias realizadas no Hospital de Patos no último final de semana de 2024
Foram 18 cirurgias, sendo sete oncológicas, seis ortopédicas, três vasculares e duas gerais

Hospital de Coremas atende mais de 180 pessoas no último plantão de final de semana de 2024

O último final de semana de 2024 no Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde, registrou o atendimento a 184 pessoas. Foram 54 consultas na sexta-feira (27), outras 74 no sábado (28) e mais 56 no domingo (29). Três pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica para observação e cuidados posteriores.

Os casos de dores lideraram os atendimentos no período, com 44 registros, seguido de sintomas de síndrome gripal com 17 ocorrências e de quadros de infecção, com 15 casos. Mas o hospital atendeu, entre outras ocorrências, 13 casos de mal-estar, 12 de febre, outros 12 com crise nervosa, 10 pessoas com dificuldades de urinar, outras 10 com cefaleia, seis com crise de amigdalite, mais seis com dispneia e cinco ocorrências de vômito.

Plantão no Natal – Durante o feriado natalino, os plantões dos dias 24 e 25 foram bem movimentados no Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas. Nestes dois dias, a unidade registrou o atendimento a 132 pessoas. Foram 59 consultas médicas na terça-feira (24) e outras 73 no dia de Natal (25). Cinco pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica para observação e cuidados posteriores.

Uma das consultas no ambulatório médico do Hospital de Coremas

Hospital Regional de Patos realiza 20 cirurgias e atende mais de 170 pessoas no feriado do Natal

O plantão do feriado natalino no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) ficou marcado pela realização de 20 cirurgias e pelo atendimento a 172 pessoas. Foram 76 atendimentos na terça-feira (24) e outros 96 no dia 25. Destes, 34 pessoas precisaram ser internadas após os primeiros socorros para observação e cuidados posteriores. Das 20 cirurgias, 14 foram de urgência, sendo dez vasculares, sete ortopédicas, duas gerais e uma bucomaxilo.
No feriado natalino ainda deram entrada na Urgência e Emergência do hospital 14 pessoas vítimas de sinistros de trânsito, sendo 13 de motocicletas e uma vítima de atropelamento. Quase a totalidade dos acidentados era de Patos, com 13 registros, a outra vítima é da cidade de Cacimba de Areia.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos neste feriado de Natal foram de pacientes com dores diversas (34), seguido de quedas (14) e traumas (14). Mas, o hospital atendeu ainda, entre outras demandas, sete casos de mordedura de animais, cinco casos de diarreia, outros cinco de torção, dois casos de agressão física, dois de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e uma tentativa de suicídio.
Hospital de Patos realizou 20 cirurgias no feriado de Natal
Das 20 cirurgias realizadas no plantão do Natal no Hospital de Patos, 14 foram de urgência
Uma das 20 cirurgias realizadas no feriado de Natal no Hospital de Patos

Hospital de Coremas atende mais de 130 pessoas no plantão do feriado natalino

Durante o feriado natalino, os plantões dos dias 24 e 25 foram bem movimentados no Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede estadual de saúde. Nestes dois dias, a unidade registrou o atendimento a 132 pessoas. Foram 59 consultas médicas na terça-feira (24) e outras 73 no dia de Natal. Cinco pessoas precisaram ser internadas após avaliação médica para observação e cuidados posteriores.
 Os casos de dores lideraram os atendimentos, com 37 registros, seguido de vômito, com dez ocorrências, e de cefaleia e de diarreia, com seis casos cada um. Mas, o hospital atendeu ainda quatro pessoas feridas com objetos perfuro/cortante, outras quatro com febre, e mais quatro com sintomas de síndrome gripal, além de duas com crise nervosa, outras duas com intoxicação exógena, uma com sangramento, outra com tontura, uma com trauma, amigdalite e mais uma com reação alérgica.
Dos pacientes que precisaram ser internados um foi por causa de complicações com arbovirose, outro com crise hipotensiva, outro por causa de uma infecção do trato urinário e outras duas pessoas por lipotimia (sensação de desmaio, indicando uma fragilidade temporária do estado de consciência ou do equilíbrio fisiológico).

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 390 atendimentos, sete cirurgias e seis partos no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Catolé do Rocha, registrou, durante o plantão do final de semana (20 a 22) 398 atendimentos entre urgência e ambulatoriais, sete cirurgias eletivas e seis partos. Foram 155 atendimentos na sexta-feira (20), outros 133 no sábado (21) e mais 110 no domingo (22).

Neste período, o hospital também realizou 206 exames laboratoriais, 35 exames de Raios-X e 20 tomografias. As cirurgias eletivas foram de Laqueadura (esterilização da mulher), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), hernioplastia (hérnia) e lesão de tendão.

Durante o plantão, a unidade também registrou 30 internações, que tiveram como causas amputação de membro, anemia, constipação, diabetes, dispneia, infecção do trato urinário, obstrução intestinal, pé diabético, septicemia e traumatismo crânio encefálico, além dos pacientes que realizaram cirurgias e as parturientes.

Entre os motivos mais frequentes de procura por atendimento no hospital neste período destacam-se as queixas de dores, com 38 ocorrências, seguido de administração de medicação própria, com 29 registros, e de descopatia (doença que afeta os discos intervertebrais, causando alterações na sua função e características), com 22 ocorrências. Mas o hospital atendeu ainda, entre outras ocorrências, 11 pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito, sendo 10 com moto e uma com automóvel, uma paciente com aborto retido e fez 16 avaliações obstétricas e uma ortopédica.

Um dos atendimentos na urgência do Hospital de Catolé do Rocha no final de semana
Uma das consultas ambulatoriais deste final de semana no Hospital de Catolé do Rocha

Asplan realiza primeira edição do Prêmio Canasplan e homenageia o dirigente canavieiro Alexandre Lima e o Senador Efraim Filho

O dirigente canavieiro e presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Andrade Lima e o senador Efraim Filho (União Brasil-PB) foram os homenageados da primeira edição do Prêmio Canasplan – Destaques do Setor, realizado na quinta-feira (19), em João Pessoa. Promovido pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), o prêmio é um reconhecimento a personalidades que são importantes para o setor e que se destacam em sua área de atuação contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura canavieira. O Canasplan será anual.
A solenidade foi iniciada com a execução do hino nacional, seguida da apresentação de um vídeo institucional sobre a história de 67 anos de fundação da Asplan com foco nos serviços prestados ao produtor de cana paraibano. Em seguida, o presidente da Associação, José Inácio de Moras, fez uma saudação a todos os presentes, destacando a importância desta iniciativa de realizar o Canasplan. “Fazer agricultura no Nordeste nunca foi fácil, nem será fácil nunca. Tanta seca, tanta crise, tanta mudança em políticas, mas a gente faz isso há 500 anos e vamos continuar fazendo porque o cultivo da cana é uma tradição que passa de geração em geração e aqui no Nordeste não temos muita opção. Roda, roda, roda e a cana sempre se mantém de pé, resistindo, mesmo sem o regulamento do IAA e nós estamos aqui hoje, agradecendo a Deus, mas seguindo em frente e essa premiação reforça a força de nossa resistência”, disse ele.
Sobre o prêmio, ele reforçou que é uma forma de agradecer personalidades que se destacam com sua atuação no fortalecimento do setor. “Nós temos muito a agradecer ao senador Efraim que já esteve junto com a gente em variadas batalhas, foi o autor do projeto que incluiu os produtores no Renovabio quando era deputado, foi o relator do PL no senado e bateu o escanteio e chutou para o gol possibilitando que o produtor tenha sua remuneração justa. Sobre Alexandre, ele fez muito e continua fazendo pelo setor. É um abnegado, um apaixonado pelo que faz e quase um irresponsável. Há dez anos, ele pegou um dinheiro coma família, um valor significante, para reabrir uma usina, na Mata Norte de PE, em Timbaúba, e graças a Deus, a Cruangi hoje é um sucesso, assim como é as demais cooperativas que vieram depois dela. E nós temos muito o que agradecer a ele. Iniciamos essa premiação com dois grandes nomes”, disse ele, lembrando da importante participação do fornecedor de cana no Nordeste. “Aqui, toda usina sabe que a contribuição do produtor é imensa e vai continuar imensa. Em Goiás e Minas é outra realidade”, afirmou José Inácio.
O dirigente da Asplan lembrou ainda do atual momento vivido pela Paraíba que, segundo ele, é a bola da vez não apenas no Turismo. “A Paraíba hoje tem grande força no cenário nacional. Além dos três senadores com boa representatividade e um Efraim que é craque, é escutado e respeitado, daqui uns dias o deputado Hugo Mota, também paraibano, será presidente da Câmara Federal, os presidentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, também são paraibanos, o presidente do TCU idem, então temos que aproveitar esse momento, com essa força política para corrigir distorções, a exemplo da dificuldade para embarcar mercadorias via o porto de Cabedelo por causa de seu baixo calado, o que impede um grande navio de entrar em nosso porto, ver como facilitar o acesso do produtor ao crédito do BNB, entre outras demandas”, afirmou ele.
Palestra
Em seguida, o presidente da Datagro e um dos maiores especialistas do setor Sucroenergético, Dr. Plínio Nastari fez uma palestra sobre perspectivas do setor. Segundo ele, 23/24 foi um ano de condição diferenciada, com safra recorde, mas em 24/25, por conta de precipitação abaixo da média histórica, a partir de novembro de 23, trouxe uma condição agronômica diferente, seguida de um período seco, que provocou incêndios na região Centro/Sul. No Nordeste também com chuvas abaixo da média histórica, fazendo com que a segunda metade da safra ficasse aquém do que se esperaria, sendo compensado com rendimento industrial mais elevado.
“Em 24/25 tivemos no Cento/Sul, especialmente em Minas e Goiás, um fenômeno novo que é a síndrome da Murcha do Colmo, que diminuiu a qualidade da matéria-prima, provocando menor pureza da cana. Foi uma safra cheia de desafios, mas com preços mais elevados tanto de açúcar que atingiram níveis recordes, como de preço de etanol 20 a 25% maiores que os do ano passado”, disse ele, lembrando que nesses últimos dias perdemos a faixa de consolidação de preços no mercado de Nova Iorque, mas que estão próximos do que se verificou em agosto e começo de setembro deste ano. “Agora, o mercado é dominado pelas incertezas a respeito do que vai acontecer quando Trump assumir nos EUA em função da guerra comercial que ele pretende implementar, com correção de taxas de juros”, afirmou.
No Brasil, de acordo com Dr. Plínio, apesar das intempéries, a safra deve ser encerrada com uma moagem acima do que era esperado com cerca de 610 milhões de toneladas e uma produção de açúcar de cerca de 39 milhões de toneladas e uma produção recorde de etanol, que supera 33 milhões de litros. Neste final de safra, ele lembrou que houve uma decepção com o ATR e uma postergação de final de safra no Centro/Sul de 10 a 20 dias para frente, com algumas usinas encerrando apenas próximo do Natal.
Sobre exportação de açúcar, ele destacou que o país deve encerrar 24/25 com exportações acima de 35 milhões de toneladas, num crescimento robusto de 28,5% em comparação ao volume exportado no mesmo período do ano passado e com 60% de representatividade mundial de todos os tipos de açúcar, tendo como principais mercados a Indonésia, depois a China, Índia e Emirados Árabes. As vendas de açúcar no mercado doméstico também cresceram em relação a 2023, segundo Dr. Plínio, com o aumento de consumo.
Sobre o mercado de álcool, ele destacou a crescente produção de etanol de milho, com  projetos se espalhando Brasil afora, como Bahia, Maranhão, Tocantins, Rio Grande do Sul e capacidade de produção passando para 9,71 bilhões de litros por ano, o equivalente a 27,4% da oferta total de etanol estimada pela DATAGRO para a safra 24/25, dos quais 4,6 bilhões de litros pertencem à Inpasa (ou 13,0% da oferta nacional). Mas, segundo ele, o ritmo de expansão não para por aí. Há outras 11 usinas em construção e 18 projetos adicionais. Assim, espera-se que a produção de etanol de milho atinja 17,95 bilhões de litros até 2033, usando 43 milhões de toneladas de milho.
Na exportação, ele lembrou que o etanol brasileiro está perdendo espaço no mercado internacional para o etanol americano que atinge recorde de produção e de exportação. A Coreia do Sul é o maior destino do etanol brasileiro, segundo ele, com 708 milhões de litro. Reino Unido, Índia, Colômbia e Holanda têm dado preferência ao etanol norte-americano. Sobre a moagem de Cana no Nordeste, segundo o especialista, ficará muito próxima da safra anterior, com 59,5 milhões de toneladas, mas com um rendimento industrial bem maior que ano passado, com maior produção de açúcar e etanol. Perguntado como ele vê o futuro para o setor no Nordeste, ele foi enfático. “Há boas perspectivas, inclusive, com a inclusão da produção de etanol de milho”.
Premiação
O primeiro homenageado da noite foi o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Andrade Lima. “Eu estou gratificado até sem palavras por esse reconhecimento tão importante de uma entidade como a Asplan, coirmã da associação de Pernambuco, por esse trabalho que a gente se esforça para fazer com o único objetivo de melhorar a vida do fornecedor de cana e a gente tem que se dedicar muito para isso, inclusive, se afastando da família, mas um reconhecimento como esse nos estimula ainda mais para seguir na luta. Estou feliz e lisonjeado. Nessa vida a gente tem que ter um apoio da família, da diretoria, dos colegas e esse troféu aqui eu divido com todos vocês. Isso aqui dá mais energia para a gente”, disse Alexandre visivelmente emocionado, até pela surpresa de ser um dos homenageados, fato que só foi anunciado durante a solenidade. O certificado e o troféu foram entregues, respectivamente, pelo vice-presidente da Asplan, Raimundo Nonato e o diretor da Associação, Oscar de Gouvêa, que na ocasião, destacaram a atuação do homenageado em prol do setor.
Em seguida, o senador Efraim Filho, foi chamado ao palco para receber o certificado do presidente da Asplan, José Inácio, e o troféu do presidente da União Nordestina de Produtores de Cana (Unida), Pedro Campos Neto. “Esse gesto, esse reconhecimento, aqui extrapola as fronteiras da Paraíba e reforça que tenho sido uma voz para questões importantes do setor e no debate dos grandes temas do Brasil. Eu vejo além da homenagem, muitos amigos e o estreitamento de laços que extrapolam uma ação política, temos hoje uma amizade que se consolida a cada reunião de trabalho, na tratativa de temas do setor produtivo. Eu defendo quem produz e tenho coragem de me posicionar porque defender quem você acredita é o melhor dos caminhos. Quem produz, quem rala, quem se esforça, merece ter um tratamento diferenciado, seja no agro ou noutros setores, a exemplo da desoneração da folha de pagamento, que é lei de minha autoria”, disse o senador.
Ainda segundo o homenageado, poder impactar positivamente a vida das pessoas tem sido o principal foco de sua trajetória política. “Eu sei que através da Lei do CBios, que é de minha autoria, eu dei uma importante contribuição para os produtores. E essa conquista não foi fácil, foram inúmeras reuniões, que culminaram com um acordo firmado no meu gabinete. Mas, eu me inspirei numa frase de Marco Maciel que dizia mais ou menos assim: ‘Temos que procurar naquilo que nos une e não nos que no separa, o caminho de avançar. Se queremos viver numa democracia, superar as divergências é essencial e estamos condenadosa nos entender’. E eu sempre usei muito esse conselho. E no caso da construção deste acordo do CBios, o que une as indústrias aos produtores é muito maior que o que separa. E no final de tudo, acabamos unindo também as distribuidoras”, afirmou o senador que além de autor do PL, foi o relator do PL no Senado.
Nas suas considerações finais, o homenageado agradeceu o apoio da família, da esposa Carol que estava presente na solenidade, da sua equipe de trabalho, reiterou seu compromisso com o setor produtivo e desejou um feliz Natal a todos os presentes. “Onde quer que eu esteja, o agro terá as portas escancaradas. O agro gera emprego, gera renda, paga tributos e não pode ser renegado a um segundo plano”, finalizou ele. No final do evento, todos se confraternizaram durante um coquetel.
A solenidade aconteceuna sede da Associação, na capital paraibana e contou com a presença de produtores, industriais da Paraíba e de outros estados do Nordeste, a exemplo do empresário Eduardo Queiroz Monteiro, do Grupo EQM, Gilvan Celso, diretor da Miriri, José Bolivar Neto, da Japungu e Bruno Tavares de Mello, do Grupo Olho D’Água, além de representantes de entidades de classe, como Paulo Leal, da Feplana, Edgar Antunes, da Asplana, Hermano Augusto Neto, da Asplan-RN, o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha e Mário Borba, da CNA e Faepa, além de prefeitos de regiões produtoras de cana da Paraíba e dos deputados estaduais, Tovar Correia Lima e George Morais.
A mesa de autoridades formada apenas para a abertura do evento foi composta pelo presidente da Asplan, José Inácio de Morais, pelo presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e vice-presidente da Asplan, Pedro Campos Neto, pelo senador da República, Efraim Filho, pelos deputados estaduais Tovar Correia Lima e George Morais, pelo presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Paulo Sérgio Leal, pelo presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre de Andrade Lima, pelo diretor presidente da Usina Miriri, Gilvan Celso de Morais Sobrinho, pelo presidente do grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, e ainda pelo diretor da Japungu, José Bolivar de Melo Neto, além do presidente do Sistema Faepa/Senar e representante da CNA, Mário Borba.
Primeira edição do Canasplan aconteceu no dia 19 de dezembro, em João Pessoa
Presidente da Asplan, José Inácio de Morais falou do bom momento da Paraíba
Diretores da Asplan com o presidente da Feplana, Paulo Leal
O evento foi encerrado com um coquetel
Renato Cunha, Alexandre Lima e empresário Eduardo Monteiro, do Grupo EQM
Industriais, produtores e dirigentes do setor produtivo prestigiaram a 1ª Canasplan
Dirigente da Asplan e da Unida e convidados
Renato Cunha, convidado e empresário Eduardo Monteiro
Autoridades e empresários do setor prestigiaram a Canasplan
Representantes do Senar, da Unoida e da AFCP
Associados da Asplan prestigiaram o evento
Pedro Campos Neto e José Inácio de Morais
As autoridades que compuseram a mesa de abertura do evento
Políticos, lideres do setor e convidados da 1ª Canasplan
Senador Efraim Filho e sua esposa Carol, com Pedro Campos Neto e José Inácio de Morais
Dr. Plínio Nastari, da Datagro, fez uma palestra sobre perspectivas do setor
O evento aconteceu no auditório master da Asplan, em João Pessoa
A solenidade começou com a execução do Hino Nacional
Raimundo Nonato e Oscar de Gouvêa entre o homenageado Alexandre Lima
Oscar de Gouvêa, diretor da Asplan, entregou o trófeu a Alexandre Lima
Alexandre Lima é presidente da AFCP e um líder do segmento canavieiro
A entrega do certificado foi feita pelo vice-presidente da Asplan, Raimundo Nonato
Alexandre Lima, um dos homenageados da Canasplan, agradeceu o recomhecimento
Pedro Campos Neto, senador Efraim Filho, e José Inácio de Morais
Pedro Campos Neto agredeceu o apoio dado pelo senador ao setor canavieiro
Pedro Campos Neto, presidente da Unida, entregou o trófeu ao senador Efraim Filho
Pedro Campos Neto e Efraim Filho
Presidente da Asplan, José Inácio entregou o certificado a Efraim Filho
Senador Efraim Filho foi um dos homenageados da primeira edição do Canasplan