Asplan destaca importância da homenagem em memória do produtor e industrialGeraldo Antônio Cavalcanti de Morais

O trecho da Rodovia Estadual PB-011, atualmente em construção, compreendido entre a cabeceira da ponte sobre o Rio Una (Ponte do Futuro), que ligará a BR-230, em Cabedelo, até o entroncamento com a rodovia PB-025, em Santa Rita, será denominada Geraldo Antônio Cavalcanti de Morais. A propositura do deputado estadual Tovar Correia Lima consta na Lei 13.921, publicada no Diário Oficial da Paraíba do dia 24 de setembro. O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, destaca a importância da iniciativa. “Geraldo foi um homem empreendedor, que acreditou e investiu na Paraíba, tendo uma contribuição fundamental na implantação da Destilaria Miriri, localizada em Santa Rita”, afirma o dirigente canavieiro.
Natural da cidade de Macaparana (PE), Geraldo Antônio Cavalcanti de Morais nasceu em 31 de outubro de 1934. Durante anos, viveu na zona rural de Timbaúba. Em 1963, mudou-se com a família para a zona urbana, sem jamais se afastar das atividades do campo, atuando em setores como serraria, destilação de cachaça, criação de gado e cultivo de cana-de-açúcar.
A história de Geraldo Antônio com a Paraíba começa a partir de sua visão empreendedora e seu espírito pioneiro. Em 1975, com o lançamento do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) pelo governo federal, ele vislumbrou uma oportunidade de crescimento e transformação. Com vasta experiência na produção de açúcar ao lado dos irmãos, e motivado pelo ideal de expansão, foi o primeiro da família a se lançar nesse negócio fora de seu estado natal.
Em 1976, mudou-se com toda a família para João Pessoa. Seu trabalho foi fundamental não apenas na instalação e operação da usina, mas também na dinamização da economia da região. “Através da destilaria, ele gerou empregos, atraiu familiares e colaboradores para a região, impulsionou a cultura da cana-de-açúcar e contribuiu para o desenvolvimento sustentável do município. O nome de Geraldo não pode ser dissociado do progresso de Santa Rita e porque não dizer da Paraíba”, reitera José Inácio.
O presidente da Asplan lembra que a implantação da Miriri marcou o início de um ciclo virtuoso de progresso e desenvolvimento na região que impulsionou a vida de muita gente com os novos postos de trabalho, a capacitação de mão de obra local, o incremento da economia e fortalecimento da cultura canavieira. “Hoje, o legado da família Morais já está em sua quarta geração, com raízes fincadas na Paraíba e, em especial, no município de Santa Rita. De forma que parabenizamos essa iniciativa do deputado Tovar e o reconhecimento do governador em sancionar a Lei que reconhece um grande cidadão que não era paraibano de nascimento, mas contribuiu sobremaneira para o progresso deste estado”, destaca José Inácio.
 Sobre o homenageado
Geraldo Antônio Cavalcanti de Morais foi um homem de caráter exemplar: simples, íntegro, incansável no trabalho e dotado de um profundo senso de justiça, soube equilibrar firmeza e generosidade. Era conhecido por seu estilo agregador e pela capacidade de reconhecer o valor de quem estava disposto a contribuir com empenho e dedicação.
Acreditava no poder da união — entre irmãos, colaboradores e parceiros — como base para o sucesso duradouro. Por esse motivo, em determinado momento, compreendendo que já havia oferecido uma contribuição significativa à trajetória empresarial da família, passou a liderança da Destilaria para a segunda geração, sem jamais se afastar do campo ou de seus compromissos com a região de Santa Rita.
Seguiu, então, administrando seus próprios empreendimentos no setor sucroalcooleiro, sempre com discrição, ética e dedicação. Faleceu serenamente em 2021, em sua residência, ao lado da esposa e companheira de vida, a pernambucana Lúcia Maria Lyra Montarroyos de Morais, com quem construiu uma sólida família e teve sete filhos, encerrando sua jornada com dignidade e serenidade.

Geraldo Antônio Cavalcanti de Morais teve um papel fundamental no fortalecimento do setor canavieiro paraibano
Rolar para cima