Ação de recolhimento de embalagens plásticas usadas em Pedras de Fogo arrecada 2,2 toneladas em apenas um dia

A ação de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas que aconteceu nesta quinta-feira (23), entre 8h e 14h, em Pedras de Fogo, foi um sucesso. Foram descartadas corretamente 2,2 toneladas de embalagens usadas, o equivalente a 140 kg de embalagens flexíveis, 316 kg de papelão e 15k de tampas, de variados tamanhos e materiais. A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) foi parceira do evento.
Foram recolhidas 999 unidades de embalagens plásticas rígidas de 1 litro, 1.359 unidades de 5 litros, 127 embalagens de 10 litros e 1.136 unidades de20 litros, totalizando 3.621 unidades. A logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas permite que recipientes utilizados tenham uma destinação correta após o uso, evitando a contaminação de solo, mananciais e rios. Toda a arrecadação será destinada a Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste (ARPAN).
Para o diretor do Departamento Técnico (Detec) da Asplan, Neto Siqueira, ações deste tipo devem sempre acontecer para facilitar o descarte correto por parte dos produtores. “É muito bom quando a gente tem esse tipo de ação que facilita nossa logística de descarte”, disse ele, lembrando que a legislação exige que esse descarte seja feito de forma correta.
“A legislação proíbe que se queime, enterre ou se jogue em lixo comum essas embalagens e a gente sabe que o produtor só pode guardar recipientes vazios até um ano e que depois deste prazo, obrigatoriamente, tem que fazer a logística reversa, então, é muito bom quando há a disponibilidade destes postos de coleta”, reforça o Engenheiro Agrônomo da Asplan, Luís Augusto.
Além do apoio da Asplan, a iniciativa teve a participação da Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste (ARPAN), Federação Nacional das Associações de Centrais e Afins (FENACE) e do Governo do Estado, através a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP).
Foram arrecadados 2,2 toneladas de embalagens
A coleta aconteceu neste dia 23
O posto de arrecadação funcionou das 8h às 14h nesta quinta-feira (23)
Foram recolhidas embalagens plásticas e de papelão, além de tampas
Ações como essa que incentivam o descarte correto das embalagens de defensivos têm o total apoio da Asplan
A ação de recolhimento de embalagens em Pedras de Fogo atigiu 2,2 toneladas de materiais
Rolar para cima