A abertura da Semana Nacional do Trânsito de 2022, que acontecerá este ano de 18 a 25 de setembro, será lembrada em uma Sessão Especial na ALPB, a Sra. Abimadabe Vieira e os demais integrantes da diretoria da SEMOB-Cabedelo receberão uma Moção de Aplauso, as pontes existentes sobre o Riacho Fundo e o Riacho dos Cochos, no distrito de Riacho Fundo e na comunidade dos Cochos, respectivamente, no município de Cajazeiras, poderão ser tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP e os hospitais regionais paraibanos, especialmente, os localizados no Sertão e Alto Sertão Paraibano, deverão ser reabastecidos com soro antiofídico. Essas ações fazem parte das propostas do deputado Jeová Campos (PT) que foram aprovadas na Sessão Ordinária da ALPB, desta terça-feira (9).
A Sessão Especial proposta pelo parlamentar através do Requerimento 394/2022 ainda não tem data definida para acontecer, mas, será realizada em conjunto com a Câmara Municipal de João Pessoa. O tema da Semana 2022 será ‘Juntos Salvamos Vidas’. Já a Moção de Aplauso (23.146/2022), concedida a Coordenadora de Educação para o Trânsito da SEMOB-Cabedelo, Abimadabe Vieira e a equipe da instituição é um reconhecimento da implantação na rede municipal de ensino daquele município de um projeto relacionado a temática da cultura de paz no trânsito, desenvolvido em parceria com o Instituto Via.
O Requerimento 23.274/2022 determina que seja enviado Ofício ao Excelentíssimo Senhor Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do estado da Paraíba – IPHAEP, no sentido de promover o tombamento ao patrimônio arquitetônico, histórico e cultural da Paraíba, das pontes existentes sobre o Riacho Fundo e o Riacho dos Cochos, no distrito de Riacho Fundo e na comunidade dos Cochos, respectivamente, em Cajazeiras. “Estas pontes foram construídas pelos Americanos, através da Construtora Dwight P. Robinson & Co, obras estas concluídas no ano de 1922, ou seja, há cem anos. Com o tombamento, se preservará a memória destes importantes equipamentos”, justifica o parlamentar.
Já o Requerimento 23.275/2022 solicita ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo, e a Secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, que se promova o reabastecimento do soro antiofídico dos hospitais regionais paraibanos, de modo destacado, nos hospitais localizados no Sertão e Alto Sertão Paraibano, uma vez que casos de picadas de cobras venenosas são frequentes na região e o soro é a única forma de neutralizar o veneno no organismo. “Chamamos a atenção para esse fato, já que nos chegou reclamações de que havia pouca disponibilidade deste antídoto na região”, finaliza Jeová.