Se a estudante de Farmácia da UFPB, Sarah Trindade, tivesse a oportunidade de conversar com Farmacêuticos na época em que fez o ENEM talvez ela não tivesse optado por outro curso como o fez em 2015. Foi preciso ela ir buscar, por conta própria informações sobre a carreira que ela, de fato, queria seguir para optar pelo curso que ela faz hoje. Nesta terça-feira (24), Sarah, que estudou no Geo Sul, entre os anos de 2003 e 2015, voltou à escola, mas, desta vez para conversar com alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio do colégio para falar sobre o curso de Farmácia e suas particularidades. O bate papo faz parte do projeto Geo Profissões que foi criado para dar um suporte aos alunos do Ensino Médio quando na escolha da carreira que eles querem seguir.
Para Sarah, que estava acompanhada de outros alunos dos cursos de Farmácia, Odontologia e Medicina da UFPB, essa iniciativa do colégio é muito importante e oportuna. “Na minha época, esse projeto não existia e a gente tinha que recorrer aos nossos pais, familiares e amigos e até mesmo à Internet para conhecer um pouco das profissões e, a partir daí, fazer as nossas escolhas que nem sempre são acertadas, com foi, inicialmente, o meu caso. Acho que e eu tivesse conversado com alguém da área de Farmácia eu teria como primeira opção esse curso e não o de Engenharia Química que foi minha escolha à época”, disse ela, elogiando que a iniciativa do Geo.
Na sala onde Sarah estava, os estudantes de Odontologia, Andson Janoário e Haniel Laurentino, a acadêmica de Medicina, Maria Helena e ainda o estudante de Farmácia, Igor Gabriel também falaram sobre o curso, sobre as particularidades de cada estágio e das peculiaridades também, a exemplo do que disseram do curso de Odontologia que no primeiro ano de estudos tem somente teoria e nada de atividades práticas.
Em outra sala, as estudantes de Biomedicina, Maria Luiza Leal e Ana Beatriz, de Nutrição, Raiane Fernandes e Elida Filinto, se reuniu com estudantes para também abordar aspectos dos cursos e atuação de mercado. Assim como em outras, estudantes dos cursos de Psicologia, Educação Física e Enfermagem também conversavam com alunos do Geo.
A aluna Eduarda Vitória, da 1ª série do Ensino Médio, ainda não sabe que curso escolherá, identificou apenas que será algo na área de Ciências Humanas, e achou a iniciativa do colégio muito oportuna. “No início do ano, eu disse para minha mãe que gostaria de ter uma orientação mais especifica sobre profissões para eu poder fazer uma escolha acertada, para que eu não me arrependa depois e quando soube que o Geo ia fazer esse projeto vibrei muito, tano que estou aproveitando a oportunidade e assistindo a apresentação de todas as profissões”, disse Eduarda.
O projeto Geo Profissões acontece desde 2006 e é realizado nas duas unidades – Geo Sul e Tambáu- e tem o objetivo de contribuir com aqueles alunos que ainda estão em dúvida sobre que carreira seguir. O colégio convida profissionais de várias áreas para falar sobre o curso, carreira e rotina de trabalho de cada uma delas para alunos das 3ª séries, num bate papo informal, onde a conversa flui a partir das colocações dos interlocutores e perguntas dos estudantes. Este ano, a edição do evento acontece de 17 a 30 de setembro, no GEO Tambaú, e nos dias 24 e 25 de setembro, no GEO Sul.