O Ensino Fundamental II abrange do 6º ao 9º ano, dentro da Educação Básica e essa mudança do 5º para o 6º ano, que marca o encerramento do Fundamental I, traz alterações significativas que, muitas vezes, geram insegurança para os estudantes. E foi para abordar essa questão e esclarecer dúvidas sobre esse rito de passagem, que o colégio Geo Tambaú reuniu, na noite desta segunda-feira (28), pais e alunos que vão passar por esse processo para desmistificar algumas questões e pontuar outras que dizem respeito a essa transição. E os depoimentos das alunas Maria Clara e Agata, do 6º ano, resumiram e ilustraram bem esse momento simbólico, que representa um desafio saudável para os estudantes. “É verdade que tem mais matérias, que fica um pouco mais difícil, que a gente tem que ter um pouquinho mais de responsabilidade, mas é muito legal”, disse Maria Clara Abrantes, sendo complementada por Aghata Correia Martins, que disse estar gostando muito das novas experiências: “Os professores são mais exigentes, mas o 6º ano não é horrível, é só um pouquinho mais difícil. Eu estou gostando”.
De fato, explicou o diretor do Colégio Geo Tambaú, Danilo Abdala, que abriu o encontro com os pais e alunos, esse rito de passagem e com ele novas responsabilidades, novas disciplinas, conteúdos mais complexos e aprofundados, somada a transformações físicas, ou seja pela pré-adolescência, o que por si só já gera alguma insegurança para meninos e meninas, com idades entre 10 e 11 anos, tudo isso muda a rotina escolar destes estudantes. “Mas, quando essa mudança vem acompanhada de um aporte, quando o aluno estuda em um colégio que tem excelentes professores, uma boa estrutura pedagógica e um espaço de trabalho privilegiado, como o Geo, essa transição flui naturalmente”, explicou o diretor, lembrando que a escola é um local em constante movimento e que no Geo os alunos encontram um espaço para se desenvolverem não apenas no saber didático, mas com uma educação para a vida.
E neste aspecto, o diretor apresentou alguns dos diferenciais do Geo, a exemplo do High School, do Serviço de Orientação Educacional – SOE (Canal aluno-família), do Serviço de Coordenação Educacional –SCE (Canal professor-família), do sistema AZ, um produto exclusivo da escola Geo, que permite ao aluno ter uma plataforma de estudos e avaliação individual e direcionado, da academia SEB para aperfeiçoar e ampliar os conhecimentos dos professores, do Prêmio Chaplin, que reconhece o esforço e dedicação dos alunos em avançar, o programa ‘Líder em mim’, que estimula o desenvolvimento da liderança, a partir de valores éticos, estimulando o aluno a refletir sobre suas atitudes, entre outros projetos extraclasse e ainda sobre a missão, visão e valores da escola. “O Geo forma gerações há 40 anos, integra um dos grupos mais fortes de Educação no país, tem uma excelente equipe de professores, projetos extraclasse que ampliam os horizontes e criam novas oportunidades para seus alunos, enfim, somos a melhor escola pelo conjunto de atividades que disponibilizamos. Inovação também é uma palavra que bem nos define”, reiterou Danilo.
A coordenadora do Fundamental I, Flávia Winkeler, a coordenadora do Fundamental II, Maria dos Milagres, e a orientadora educacional, Tatiana Rocha, reforçaram as colocações do diretor. Na ocasião, os professores do 6º ano demonstraram, através de breves relatos, a didática de cada um em sala de aula. A psicopedagoga, Gersione Honorato, também falou sobre os diferencias do Geo e do papel da escola nesse processo de educar e ajudar o aluno a compreender melhor o conteúdo que é visto em sala de aula, mas inserindo-o num contexto mais amplo do conhecimento, onde pais, professores e a escola têm papeis fundamentais. Foi abordado ainda as mudanças na grade de horários, o fardamento, material didático, entre outros tópicos.