A administração incorreta de um medicamento, a identificação equivocada de um exame ou mesmo uma cirurgia em local errado pode afetar a saúde do paciente e causar-lhe danos graves. A campanha Abril Pela Segurança do Paciente foi criada justamente para que as instituições de saúde revisassem estratégias e ações que buscam aumentar a Segurança do Paciente. E, este ano, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) aderiu à ação e desde o dia 1º está realizando atividades, em todos os setores, reforçando a importância e iniciativas que reforçam a atenção com o paciente. As atividades são realizadas pelo Núcleo da Segurança do Trabalho em conjunto com o Serviço Social da unidade, envolvendo também todas as coordenações de setores e a direção Administrativa, Técnica e Geral do Complexo.
A programação inclui rodas de conversas com acompanhantes, pacientes e profissionais, campanhas internas a exemplo da “Adorno Zero” e palestras com temas diversos, tais como, “Seis mjetas internac ionais de segurança do paciente”, “Importância do Uso de EPI’s”, “Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos”, “Reduzir risco de queda e lesão por pressão”, “Pneumonia e mudança de decúbito, fatores de risco e estratégias para a prevencão” e “Higienização das mãos para prevenir infecção”.
No último dia da campanha, em 30 de abril, haverá o dia D com o lançamento de uma ação de arrecadação de materiais de higiene pessoal e roupas para pacientes e acompanhantes em situação de vulnerabilidade social, corte de cabelo para os pacientes nas enfermarias e um momento de louvor e congraçamento respeitando as normas vigentes de não aglomeração e distanciamento seguro. Toda a programação é realizada em conjunto pela direção geral, técnica e administrativa, pelas coordenações, pelo NSP, CCIH e Serviço Social.
A Diretora Técnica do Complexo, Dra. Jaqueline Andrade, destaca a importância desta iniciativa e o que isso influencia na segurança dos pacientes. “Quanto mais treinados e motivados estiverem os profissionais, mais segurança e melhor qualidade teremos na nossa prestação de serviços aos nossos pacientes. Toda instituição de saúde deve se preocupar com a qualidade e segurança da assistência ao paciente e ao reforçarmos isso não apenas em Abril, mas neste mês com mais ênfase, estamos nos aperfeiçoando enquanto instituição. Nós não podemos esquecer que a segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado a ele prestado”, disse a médica agradecendo o apoio e o engajamento dos profissionais do Complexo não apenas na campanha, mas, sobretudo, no dia a dia no trato com os pacientes.