Maternidade de Patos vai homenagear mães de bebês atendidos no ambulatório de microcefalia da unidade

Homenagens às mães faz parte das comemorações da unidade alusivas ao Dia

das Mães e acontece na próxima quinta-feira (25), a partir das 14h

            Além da referência no atendimento às mulheres e recém-nascidos, a  Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, desde 2015 também se destaca no diagnóstico, exames, procedimentos e acompanhamento em casos de bebês com microcefalia tanto que, no ano passado, foi criado um espaço dedicado, exclusivamente, a realizar um trabalho específico dos casos confirmados da doença. Na próxima quinta-feira (25), as mães que fazem acompanhamento de seus bebês no ambulatório serão homenageadas em alusão às comemorações do Dia das Mães.

Atualmente, 15 bebês são acompanhados pelo ambulatório, cuja equipe é multidisciplinar. O trabalho desenvolvido às terças-feiras, pela manhã, e às quintas-feiras, à tarde, dá apoio tanto aos bebês, através da realização de atividades com pediatra, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social, quando às mães, no sentido de orientá-las a como ajudar o desenvolvimento de seus filhos. O ambulatório funciona em uma sala, na sede do Banco de Leite da Maternidade e é fruto de uma parceria com a Faculdade Integradas de Patos (FIP), que fez doações de equipamentos e brinquedos para o local. Em contrapartida, a unidade abre espaço para alunos dos cursos da área fazerem estágios no ambulatório.

A diretora assistencial da Maternidade de Patos, Luciana Maia, lembra que o ambulatório foi montado para trabalhar com a demanda de crianças que já foram identificadas como portadora da doença pela maternidade e quando há o aparecimento de novos casos, o trabalho é ampliado. Segundo ela, a homenagem às mães é uma forma de além de valorizá-las, incentivá-las a continuar fazendo o acompanhamento de seus filhos no ambulatório. “O trabalho realizado no ambulatório influencia muito no desenvolvimento dos bebês diagnosticados com microcefalia e a gente sabe das dificuldades destas mães em propiciar esse atendimento especializado para seus filhos, por isso, resolvemos reconhecer esse esforço e dedicação, homenageando-as”, destaca Luciana. Na programação das atividades do dia 25 consta a realização de dinâmicas de grupo para interação das mães e troca de experiências e vivências, entregas de cestas básicas e materiais de higiene, além de um coffe break.

Rolar para cima