Maternidade de Patos participa da Caravana do Coração e aproveita para reciclar conhecimentos de sua equipe nos cursos técnicos

 Profissionais da ONG Círculo do Coração estiveram na cidade nesta segunda-feira (11) e atenderam crianças e gestantes e também realizaram capacitações técnicas

 

Os profissionais que integram a IV Caravana do Coração realizaram, durante todo o dia desta segunda-feira (11), cerca de 180 atendimentos diversos, em gestantes e  crianças com cardiopatias. Os exames e atividades, que incluíram a realização de cursos técnicos, aconteceram na sede da FIP. Os cursos técnicos foram direcionados para profissionais da área de saúde e os funcionários da maternidade Dr. Peregrino Filho, que integra a rede estadual de saúde da Paraíba, aproveitaram a Caravana para reciclar conhecimentos. Além de dar apoio logístico, a direção da maternidade custeou as despesas de hospedagem dos profissionais que atuaram na Caravana de Patos e disponibilizou os técnicos de enfermagem que ficaram responsáveis pelas coletas de sangue.

Na FIP, foi criado um ambiente humanizado, com salas divididas de acordo com os serviços e atendimentos que seriam realizados com salas de recepção, assistência social, ecocardiograma, laudo médico, avaliação clínica médica e de enfermagem, eco pediátrico e eco fetal, treinamento, Psicologia e Serviço Social. A ação em Patos beneficiou pacientes de vários municípios da região e da própria cidade.

Os enfermeiros do centro obstétrico e do centro cirúrgico da Maternidade aproveitaram os cursos teórico e prático em ‘Dissecção da placenta para fins de pesquisa clínica’ e o de ‘Transferência da tecnologia da rede Legos para o estado da Paraíba’: o desafio de cortar o cordão umbilical’ foi feito pelas pediatras, pela diretora assistencial da unidade, Luciana Maia e por integrantes do CIRCOR da Maternidade. Outros profissionais da unidade fizeram ainda um curso sobre Placenta, este último ministrado na Maternidade. Segundo Luciana Maia, a capacitação serviu para reciclar conhecimentos e atualizar a equipe com novos procedimentos.

Ainda dentro da programação da Caravana, um grupo de profissionais estrangeiros, de vários países, a exemplo dos Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Japão, especialistas em doenças infecciosas, patologia e imagem, aproveitaram a oportunidade e conheceram o trabalho de parto humanizado desenvolvido pela Maternidade de Patos.

O diretor técnico da Maternidade Dr. Peregrino Filho, Dr. Paulo Athayde, enalteceu a importância do trabalho da Caravana e do Círculo do Coração. “Com este projeto ganham os profissionais, as crianças, as gestantes e os familiares, já que é de suma importância, pois salva vidas. A maternidade se orgulha de participar e fazer parte do projeto. É um grande aprendizado para todos nós e um serviço importante para a população, especialmente para as gestantes e crianças  cardiopatas”, destacou Dr. Paulo.

O superintendente do Instituto Gerir, que administra a Maternidade de Patos, Dr. Nasser Tannus, avalia como muito positivo esse trabalho da Caravana. “Com esse projeto, o Governo do Estado demonstra uma visão do que verdadeiramente deve ser saúde pública, assegurando um melhor atendimento às crianças cardiopatas”, afirmou ele. Antes dessa iniciativa, lembra Dr. Nasser, as crianças com problemas cardíacos eram transferidas para outros estados, para realizar o tratamento ou cirurgia e em alguns casos até morriam aguardando o procedimento em uma fila. Esse projeto ampliou a perspectiva de vida, especialmente para a população mais humilde”, finalizou o superintendente da Maternidade.

A Caravana é um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a ONG pernambucana Círculo do Coração. As ações desta quarta edição começaram no dia 04 de julho e acontecem até o próximo dia 17, contemplando 13 municípios.

Rolar para cima