A rotina da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, nesta quarta-feira (02) vai começar diferente em prol de uma causa nobre: o início da campanha de prevenção ao câncer de mama promovida pelo movimento Outubro Rosa. A abertura oficial da Campanha será realizada, a partir das 8h30, com a participação da banda marcial do 3° Batalhão da Polícia Militar, que vai abrilhantar a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba, do Outubro Rosa e da cidade de Patos, em seguida haverá um coffee break, no auditório do banco de Leite da unidade e ainda a distribuição de laços cor de rosa, símbolo da campanha, e de material educativo. As ações na unidade alusivas à Campanha acontecem até o dia 31.
O diretor geral da maternidade de Patos, Dr. Umberto Marinho Júnior, destaca a importância da campanha do Outubro Rosa. “Esse movimento que acontece todo mês de outubro é uma ação muito oportuna, porque ele consegue uma maior mobilização para conscientizar às mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, estimulando a realização de exames que podem identificar a doença ainda em seu estágio inicial, quando as chances de cura são bem maiores, além de chamar atenção para o autoexame”, reitera o médico.
A programação do Outubro Rosa da maternidade prossegue no dia 04, com a realização de uma Roda de Conversa, coordenada pela Professora, Mestra e Enfermeira, Erta Soraya, sobre Câncer de Colo de Útero. A ação acontece a partir das 14h30, na sede do Banco de Leite da unidade. Em seguida, o médico mastologista, Dr. Thiago Alcântara, falará sobre o câncer de mama.
A programação segue nos dias 16 e 23, com a realização de exames citológicos para as funcionárias da Maternidade e do Complexo Regional de Patos. Os exames serão realizados nos turnos da manhã e tarde. A Campanha inclui ainda a realização, todos os sábados e domingos de outubro, de mamografias para as funcionárias, além de uma pessoa indicada por cada colaboradora, que pode ser uma parente ou uma amiga. E no dia 31, a partir das 8h, está programado um Dia de Beleza para as colaboradoras, com maquiagem, depilação e outros serviços estéticos e ainda um coffee break e sorteio de brindes.
Vale lembrar que, independente do Outubro Rosa, a Maternidade de Patos, que integra a rede estadual de saúde, atende regularmente pacientes encaminhadas pelos Programas de Saúde da Família (PSF’s) na realização de mamografias. A Maternidade de Patos é referência no atendimento à mulher para mais de 60 municípios paraibanos, inclusive, em gravidez de alto risco.