O uso das ferramentas digitais que já faziam parte da rotina dos alunos antes da pandemia foi ampliado em função da necessidade de se buscar novas soluções para preencher a ausência das aulas presenciais. E nos colégios onde essas ferramentas já eram amplamente utilizadas, a exemplo das Escolas AZ, a dinâmica dos estudos foi melhor direcionada e aproveitada. A mãe da estudante Ana Flávia, do Colégio GEO, agora AZ João Pessoa, do 6º ano do Ensino Fundamental, a secretária executiva, Luciana Alves, não esconde sua satisfação com o método de ensino AZ. “A metodologia, a plataforma e os livros do AZ são riquíssimos e super atualizados. A plataforma, por exemplo, com suas vídeos aulas, são um diferencial à parte neste processo de uso das ferramentas digitais”, afirma Luciana.
Ela destaca que quando o aluno entra na plataforma, as vídeos aulas são algo que ajudam muito no aprendizado. “O aluno que assiste aula do professor, seja em casa ou na escola, se ele tiver alguma dúvida vai à plataforma e assiste a vídeo aula, que normalmente, é curta e consegue entender melhor o assunto e tirar dúvidas. As vídeo aulas são muito dinâmicas e bem explicativas”, atesta ela. Ainda segundo Luciana, até nas aulas de Matemática a plataforma surpreende. “Minha filha tinha medo desta disciplina porque ela achava que misturar letras com números seria muito difícil, mas quando ela conheceu os recursos da plataforma, ela achou muito mais fácil”, disse Luciana, reiterando que essa facilidade se estende a ela que, enquanto mãe, também encontra nos conteúdos digitais do AZ facilidades para orientar sua filha nas tarefas de casa.
No material didático do AZ, destaca a mãe de Ana Flávia, também há outros diferenciais. “No decorrer dos livros, tem lá os conceitos, as definições e em cada capítulo, tem ao lado um glossário e um QR Code para o aluno ampliar e se aprofundar naquele assunto e não ficar somente no que está nas páginas dos livros, ampliando o universo do conhecimento para além do que está nos livros”, explica Luciana.
Além da metodologia, ela também destaca programas como o ‘My Life’ como sendo diferenciais do AZ importantes na vida dos estudantes. “Eu custei a entender o objetivo do ‘My Life’, mas minha filha teve uma atividade que a estimulava a se auto definir não apenas dentro do próprio mundo dela, mas, também da coletividade, aprofundando questões mais filosóficas e isso me chamou muita atenção. Eu defino o ‘My Life’ como uma espécie de engatinhar para o mercado de trabalho e acho isso fantástico”, afirma Luciana que lamenta que Ana Flávia terá que mudar de escola em 2022, uma vez que a família, por causa da transferência de seu esposo, o militar Paulo Roberto, está se mudando no final do ano para Brasília.
A diretora geral do Colégio AZ João Pessoa, Veronica Monteiro, destaca que as escolas, em geral, ainda estavam muito ligadas ao modelo tradicional de ensino e pouco utilizavam o uso da tecnologia para um aprendizado personalizado e mais efetivo, mas, a pandemia mudou essa realidade e que ela foi melhor trabalhada nas escolas AZ, que já dispunham de soluções digitais. “Isso nos deu uma dianteira e mais tranquilidade para enfrentar esse processo de aulas remotas e agora híbridas”, afirma a diretora, lembrando que as escolas AZ dispõem de monitorias online, banco de questões em vídeo com mais de 160 mil itens, aplicação de provas e simulados online, correção online de redações, além da disponibilidade de conteúdos em mais de 49 mil videoaulas e vídeos de resolução que permitem o aluno desenvolver um ritmo individualizado e dirigido de estudos. “As escolas AZ ainda dispõem de dashboard (painel de controle) para acompanhamento da jornada de aprendizagem dos estudantes, de forma personalizada, com todos os conteúdos digitais totalmente alinhados à BNCC, às matrizes do Enem e dos principais vestibulares do país”, destaca a diretora. Veronica reforça que somente 9,9% das escolas privadas do país, segundo o INEP, têm em todas as suas salas de aula lousas digitais e o AZ João Pessoa está inserido neste seleto grupo.