Jeová pede em Brasília informações sobre Ramal do Piancó e indenização de terras que foram desapropriadas para a Transposição

O deputado estadual e Presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar e da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Jeová Campos (PT) protocolou, nesta quarta-feira (17), no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, dois ofícios. Um dos documentos requer do Ministério respostas sobre como se encontra o projeto para construção do Ramal do Piancó e faz um pedido de que a referida obra seja executada pela administração direta do Governo Federal e não pelo DNOCS. No outro ofício o parlamentar pede providências sobre os processos de indenização das famílias que tiveram suas terras desapropriadas na área entre o Reservatório de Caiçara, em Cajazeiras até a divisa com o Rio Grande do Norte para viabilizar a construção do Ramal do Apodi, que já está em execução.

“Vim à Brasília, exclusivamente, para pedir especial atenção do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, nestas duas questões que julgo muito importantes”, afirmou o parlamentar. No caso da construção do Ramal do Piancó, segundo Jeová, é preciso que o governo assuma diretamente essa ação, uma vez que o DNOCS não tem condições técnicas, nem operacionais de executar a obra. “Para se ter uma ideia desta inoperância, a recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos está parada pelo abandono da empresa contratada pelo DNOCS, situação que se repetiu na barragem de São Gonçalo”, disse o deputado, lembrando que o ramal é uma importante obra complementar do Eixo Norte da Transposição e não pode ter sua construção comprometida.

Sobre o Ramal do Apodi, o deputado comemora que a obra esteja em plena execução, mas, lamenta que os proprietários das terras que foram ocupadas até agora não receberam a indenização correspondente à desapropriação dos seus imóveis. “Estamos requerendo ao ministro que nos informe quais são os procedimentos que estão sendo adotados para garantir os direitos de propriedade dos agricultores de imóveis rural e urbano cujas áreas foram afetados pela construção do Ramal”, destacou Jeová, complementando que os agricultores precisam ter uma resposta sobre essa questão já que até agora o Ministério não comunicou quando, nem como será feito esse pagamento.

 

Deputado Jeová Campos protocolou hoje dois ofícios no Ministério do Desenvolvimento Regional
Deputado Jeová Campos protocolou hoje dois ofícios no Ministério do Desenvolvimento Regional

Rolar para cima