Hospital Regional de Patos vai ganhar novos espaços e equipamentos que melhorarão ainda mais o serviço de nutrição da unidade

            Dentro de cerca de 40 dias, o serviço de nutrição do Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) vai ganhar novos equipamentos e um novo espaço para preparo das refeições servidas a pacientes, funcionários e acompanhantes. Isto porque, as obras que vão ampliar o refeitório e modernizar a cozinha industrial da unidade começaram a ser realizadas essa semana. Essa é uma das ações de melhoria na unidade que o Instituto Gerir, que passou a administrar o Hospital em maio último, pactuou com a Secretaria de Saúde do Estado.

            Enquanto as obras da cozinha e do novo refeitório estão sendo realizadas, apenas os lanches estão sendo produzidos no Hospital. Todas as demais refeições estão sendo feitas na cozinha industrial da Maternidade Dr. Peregrino Filho, que também integra a rede estadual de saúde. Segundo a responsável pelo setor de Nutrição do Hospital, Karen Folly, não há nenhum prejuízo de qualidade, quantidade ou segurança das refeições com essa logística provisória em função da obra. “O preparo das refeições segue todas as normas padrões, o acondicionamento é realizado em caixas isotérmicas que facilitam a manutenção da temperatura e em veículo fechado, para garantir a qualidade do alimento até a sua entrega”, explica Karen.

            O café da manhã, almoço e jantar, ou seja, todas as refeições cozidas estão sendo acondicionadas em quentinhas com divisões, que são hermeticamente fechadas após preenchidas. Apenas os pequenos lanches, que não necessitam de cozimento, são preparados em uma copa de apoio no Hospital Regional. No almoço as quentinhas tem, aproximadamente, 450 a 500g e no jantar 400g. São servidas, aproximadamente, 700 refeições/dia no Hospital, entre café da manhã, almoço, janta e lanches.

A distribuição das refeições no hospital começa às 7 da manhã, com a entrega do café da manhã para paciente e acompanhantes. Às 8h, acontece o café da manhã para os funcionários e as 9h30 é servido uma colação aos pacientes (lanche da manhã). Ao meio dia é feito a entrega do almoço para todos. Às 15h, começa a ser servido o lanche dos pacientes, as 18h30, é servido o jantar dos pacientes e, em seguida, as 19h30, o jantar dos funcionários. O serviço de nutrição do dia é finalizado somente as 20h30, com a entrega da última refeição do dia que é a ceia dos pacientes.

De acordo com nutricionista responsável pelo serviço, todo o cardápio é mudado a cada 30 dias, sempre com o objetivo de ofertar produtos de qualidade e refeições balanceadas, nutritivas e saborosas. Onze profissionais, sendo cinco copeiras, três auxiliares de cozinha, um cozinheiro, um auxiliar de serviços Gerais e uma nutricionista por plantão, são responsáveis pelo serviço, que é acompanhado pelas nutricionistas Fiama Rodrigues Medeiros Cunha e Rhaiane Cristina Medeiros Nunes Nóbrega.

Rolar para cima