Na segunda etapa deste ano do Opera Paraíba no Hospital Regional de Queimadas mais 12 pacientes estavam programados para realização de procedimentos cirúrgicos neste domingo (20), mas, duas pacientes agendadas testaram positivo para Covid e não puderam comparecer e outra estava com taxas alteradas o que foi impeditivo para o procedimento. Então, desta vez, foram feitas oito cirurgias eletivas de laqueadura, hernioplastia, colecistectomia (uma operação em que se efetua a remoção da vesícula biliar), e também de ooforectomia (que é a remoção de um ou dos dois ovários). No final de semana passado, outros 29 pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos na unidade dentro do cronograma do Opera Paraíba.
Os pacientes, nesta etapa, eram das cidades de Aroeiras, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Riacho de Santo Antônio e Umbuzeiro. A agricultora Rosilda Oliveira Vasconcelos, da cidade de Aroeiras, foi uma das pacientes. Ela fez uma colecistectomia e agradeceu a oportunidade, enaltecendo a agilidade do atendimento. “Descobri esse meu problema em janeiro e agora em fevereiro já fiz a operação, que ocorreu tudo bem. Fui muito bem atendida e só tenho a agradecer”, disse ela. A agricultura Renaly Tavares Apolinário, da cidade de Boqueirão, também fez uma cirurgia de vesícula. “Eu esperava há cinco meses, mas, graças a Deus consegui agora e estou muito feliz”, disse ela.
A agricultora Simone Honório da Silva, moradora da cidade de Aroeiras, fez uma laqueadura e disse que esperava o procedimento há apenas dois meses e que agora está feliz por ter conseguido realizar a operação. “Era o que eu queria e agora estou agradecida por ter conseguido”, disse ela, elogiando o atendimento do Hospital de Queimadas. “Correu tudo bem, fui muito bem atendida e vou voltar para casa feliz”, reiterou ela.
O diretor geral do Hospital de Queimadas, o cirurgião Flávio Daniel, que também participou dos procedimentos neste domingo fala da satisfação de poder integrar a rede estadual que participa do Opera Paraíba. “É uma imensa gratificação poder contribuir com a redução desta fila de procedimentos eletivos”, afirmou o médico, complementando que os procedimentos foram realizados sem intercorrência. Os pacientes depois da cirurgia ficaram em observação e deverão ter alta nesta segunda-feira 21. No ano passado, o Hospital Geral de Queimadas realizou 416 cirurgias pelo Programa Opera Paraíba.