Em pleno período de folia de momo, o ‘bloco’ que mais ficou em evidência no Hospital Geral de Queimadas, neste final de semana ( 26 e 27), foi o bloco cirúrgico. Isto porque, no sábado e no domingo aconteceu a terceira etapa do Programa Opera Paraíba, quando mais 27 paraibanos, de doze municípios tiveram a oportunidade de se submeteram a procedimentos cirúrgicos eletivos. “Como o ponto facultativo do carnaval foi suspenso, em função da pandemia, nós mantivemos o calendário de cirurgias do Opera Paraíba”, afirmou o diretor geral da unidade, Dr. Flávio Daniel que também integra a equipe de cirurgiões do Hospital de Queimadas.
E um dos pacientes contemplados com a cirurgia neste final de semana foi agricultor, do município de Areia, o Sr. Antônio Joaquim da Silva, de 62 anos, que há quase dois anos aguardava para fazer uma cirurgia de hérnia. “Já tinha tentado fazer a operação, mas, não tinha tido a chance ainda e agora estou aqui e agradeço pela oportunidade”, disse ele. O ajudante de Pedreiro, Manoel de Sousa Júnior, de 56 anos esperava há cinco anos para fazer uma cirurgia de hérnia. “Já tinha tentado outras vezes antes da pandemia e não tinha conseguido, agora, felizmente, com a ajuda de Deus, primeiramente, e do pessoal da Secretaria de Saúde de minha cidade, estou aqui para fazer minha operação e recuperar minha saúde”, afirmou ele, destacando a atenção que recebeu da equipe do hospital. “Estou sendo muito bem atendido. O pessoal é muito bom e educado”, disse ele.
Na terceira etapa deste ano do Opera Paraíba no Hospital Regional de Queimadas estavam programadas 29 cirurgias, mas dois pacientes não puderam fazer os procedimentos. No sábado, foram feitas 12 cirurgias, uma menos do que estava programado, e no domingo foram mais 15, também uma a menos da programação inicial, totalizando os 27 procedimentos. Desta vez, foram feitas cirurgias eletivas de histerectomia, colecistectomia (uma operação em que se efetua a remoção da vesícula biliar), laqueadura, hernioplastia, ooforectomia (que é a remoção de um ou dos dois ovários) e herinorrafia inguinal e umbilical.
Os pacientes, nesta terceira etapa, vieram das cidades de Arara, Alagoa Nova, Areia, Areial, Alagoa Grande, Esperança, Araruna, Lagoa Seca, Matinhas, Remígio, Algodão de Jandaira e São Sebastião de Lagoa de Roça.