No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, essa última, uma enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates. E essas comemorações também foram lembradas no Hospital Geral de Queimadas com a realização da Semana da Enfermagem, que aconteceu entre os dias 16 e 18.
Na segunda-feira, primeiro dia de atividades, aconteceu uma capacitação sobre cuidados neonatais, com as enfermeiras Renally Maia e a fisioterapeuta, Hortência Aranches. O treinamento capacitou a equipe da unidade para a abertura da Unidade de Cuidados Neonatais Convencionais – UNINCO. No segundo dia, aconteceu uma Roda de Conversa sobre “A importância da Enfermagem na prevenção de infecção hospitalar”, que foi conduzida pelos profissionais que integram as comissões CCIH e Núcleo de Segurança do Paciente, além da Coordenação de Enfermagem.
Nesta quarta-feira, dia de encerramento das atividades da Semana da Enfermagem, aconteceu outro momento de conversa sobre “A importância da Enfermagem na assistência em obstetrícia”, conduzida pelas enfermeiras Genilda Xavier e Janiele Morais. Outros temas ainda foram trabalhados, a exemplo, do “Acolhimento humanizado a gestante e acompanhante”, “Classificação de risco em obstetrícia” e “Assistência de enfermagem em urgências obstétricas”.
Além das Rodas de Conversas e palestras, a programação da Semana também incluiu momentos de interação da equipe antes e após as atividades e foi reforçado questões que são fundamentais no ambiente hospitalar, a exemplo da lavagem correta e frequente das mãos. “Pequenos gestos podem tornar nosso ambiente ainda mais seguro. E neste sentido, confeccionamos plaquinhas e impressos com lembretes importantes que foram apresentados em todos os setores da unidade estimulando, assim, o engajamento e compromisso de todos os funcionários nestas ações”, afirma a Diretora Administrativa do Hospital de Queimadas, Eva Cordeiro que avaliou as ações como muito positivas e com alto índice de engajamento.