A lesão por pressão é um dano na pele causado pela pressão exercida em regiões com protuberâncias ósseas ou áreas com dispositivos médicos, por um tempo prolongado o que impede a circulação sanguínea e causa a destruição do tecido. Acomete principalmente pessoas acamadas, cadeirantes ou aquelas com restrições ou impossibilitadas de mudar de posição. A redução desse evento adverso é uma das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na última sexta-feira (20), quando se comemorou o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, a equipe de Enfermagem do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) participou de uma campanha para lembrar a importância desta prevenção.
Organizado pela Comissão de Proteção e Tratamento da Pele do CHRDJ, a ação aconteceu durante todos os plantões do dia, em todos os postos de Enfermagem. Neles, os profissionais foram abordados e receberam informações e orientações quanto à importância da mudança de decúbito na prevenção da LPP, bem como de demais cuidados com a pele dos pacientes acamados. Como forma de reforço das orientações, foi colocada uma fita rosa no braço de todos os profissionais da Enfermagem da unidade, simbolizando a adesão a campanha: Mude de lado – evite a pressão!
A Presidente da Comissão de Prevenção e Tratamento de Pele do CHRDJC, Aretusa Delfino, reforça a importância das orientações para melhorar, ainda mais, a assistência ao paciente da unidade. “A idéia foi comemorar a data e reforçar com todos da equipe de Enfermagem as ações que devemos adotar no nosso dia a dia para que a LPP seja evitada nos pacientes admitidos no nosso serviço”, reforça ela. Aretusa lembra ainda que cada profissional, a partir das orientações, tornou-se multiplicador desse ato de prover assistência de qualidade aos pacientes atendidos no serviço de saúde do Complexo. “Isso deve ser sistemático em nosso serviço, independente, de data comemorativa”, finaliza Aretusa.