Hospital de Patos abre ações do Janeiro Branco com instalação de painel para funcionários e disponibilidade de ambulatório psiquiátrico

O mês de janeiro não sinaliza apenas o começo de um ciclo de 365 dias do ano, ele também é um mês de conscientização da saúde mental e emocional. A campanha Janeiro branco, que visa alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional, foi criada para prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. E para trabalhar melhor essa temática, a equipe de Psicologia do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) abriu as ações da campanha, nesta terça-feira (16), com a instalação de um painel para que os funcionários possam escrever suas expectativas, desejos, sonhos e metas para 2024. A unidade também passa a contar com um ambulatório para atendimento psiquiátrico direcionado ao público interno.

            “Para cuidar do outro é preciso que a gente esteja bem consigo próprio. Foi partindo desta premissa que criamos o ambulatório de psiquiatria para atender nossos funcionários, afinal, somos um universo de quase 900 colaboradores que podem precisar de apoio em determinado momento para lidar com o estresse do dia a dia, com conflitos pessoais, com questões que precisam de uma ajuda profissional”, explica a diretora-administrativa do hospital, Brenna Nóbrega, que representou a diretoria na abertura das ações do Janeiro Branco.

A coordenadora do setor de Psicologia, Clecia Silva, explica que as ações do Janeiro Branco na unidade, que serão trabalhadas por uma equipe multiprofissional a partir do tema ‘Saúde mental enquanto há tempo’, contarão além do painel, com atividades de rodas de conversas, distribuição de material educativo e apresentação de vídeos relacionados à saúde mental sendo essas ações extensivas também a pacientes e acompanhantes.

Sobre o apoio psicológico e psiquiátrico aos colaboradores, ela destaca que tudo começa pelo acolhimento no setor de Psicologia e, a partir daí, para os encaminhamentos oportunos. “A procura pelo serviço é espontânea e a escuta terapêutica é que vai direcionar a necessidade ou não do encaminhamento para o ambulatório de psiquiatria”, reitera ela. O ambulatório de psiquiatria funciona todas as quintas-feiras, numa das salas do Hospital do Bem e é conduzido pela psiquiatra Micaela Mota.Todos os atendimentos são agendados previamente. E na abertura das ações do Janeiro Branco já teve Roda de Conversa seguida de degustação de bolo temático.

Profissionais do Hospital de Patos que participaram da abertura do Janeiro Branco
Na abertura do Janeiro Branco do Hospital de Patos teve até bolo temático
O painel foi inaugurado nesta terça-feira e permanecerá ao longo do mês
A diretora administrativa, Brenna Nóbrega representou a diretoria do hospital na abertura das ações
Equipe multi profissional do Hospital de Patos que trabalhará o Janeiro Branco com pacientes, funcionários e acompanhantes
Posted on: 16/01/2024News Comunicação