Homenagem ao Dia das Mães na Maternidade de Patos emociona pacientes e funcionárias

O domingo, Dia das Mães, ficou marcado de forma especial para as

mães-pacientes e para as mães-funcionárias que estavam de plantão

 

O domingo, Dias das Mães, foi marcado por fortes emoções para as mães-pacientes e mães-funcionárias, que estavam de plantão, na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos. Isto porque, a comemoração não só alegrou, como envolveu todas as mães que comemoram a data de forma especial, em meio a uma serenata, ceias especiais, a celebração com o Diácono Roberto  e o recebimento de lembrancinhas e mensagens de carinho.

As atividades começaram, por volta das 8 horas, com um café da manhã especial no refeitório, que estava todo decorado para a ocasião. O cardápio diferenciado foi degustado ao som de canções que reverenciaram as homenageadas e suas qualidades, através de uma serenata com voz e violão, com o músico, Cleginaldo Júnior e a cantora Aline Mendes. O repertório, cujo mote foi as músicas ‘Mãe’ e ‘Coração de mãe’, foi repetido nos corredores da unidade, alojamentos e em espaços diversos, inclusive na UTI, ao longo da manhã, ao mesmo tempo em que as mães recebiam chaveiros artesanais em forma de coração, como lembrancinhas especialmente preparadas para a ocasião.

Um dos momentos mais emocionantes da comemoração foi a celebração do Diácono Roberto. O religioso fez o seu sermão lembrando que a maternidade  é  um lugar  de  muita alegria, pois é  onde as mães recebem o  maior presente de suas vidas, que são os  filhos e começam a entender o verdadeiro amor. Ele lembrou ainda que as mães  são  os pilares da família, pois é  quem cuida e é quem educa. “Uma família sem a mãe  não  tem estrutura. A casa sem a mãe  não  tem  organização”, reiterou o diácono, enaltecendo a importância das mães para a sociedade. No final da liturgia, uma funcionária leu uma mensagem alusiva à data.

Ao receberem as homenagens, muitas mães ficaram emocionadas e agradecidas pela iniciativa da direção da unidade, que integra a rede estadual de saúde e é administrada pela OS Instituto Gerir, desde junho de 2013. O diretor geral da Maternidade, Dr. Odir Pereira Borges Filho, acompanhou a celebração e a coordenadora do Núcleo de Estágio, Capacitação e Eventos (NECE) da unidade, Sara Brito, a assistente social, Márcia de Oliveira e a funcionária Luzia conduziram a programação e a distribuição das lembrancinhas.

“Nossa expectativa era a de fazer com que nossas pacientes e funcionárias se sentissem valorizadas e homenageadas no Dia das Mães e a resposta que tivemos, com os sorrisos e agradecimentos, mostra que  a iniciativa cumpriu o seu objetivo que era o de homenagear e enaltecer a importância das mães, justamente, elas que têm tudo a ver com o nosso dia a dia, com o nosso trabalho e foco, afinal, aqui elas se tornam mães, é aqui que tudo começa”, afirmou Dr. Odir.

Nem as mães que estavam com seus bebês na UTI ou que estavam de plantão no local deixaram de ser homenageadas. Além de receberem as lembrancinhas, o espaço também foi decorado com balões vermelhos. Antes de serem colocado no local, todos os itens passaram por rigoroso processo de higienização.

A Maternidade de Patos é referência para mais de 90 municípios paraibanos no atendimento à mulher, inclusive em gravidez de risco, através de serviços nas áreas de Clínica Cirúrgica, Clínica de Alto Risco, Curetagem, Clínica Parto Normal, Clínica Médica, Ucin, UTI Neonatal, UTI Materna, Clínica Mãe Canguru e anda com Pronto Atendimento às gestantes. A Maternidade fica na Rua Elias Asfora, S/N, no Jardim Guanabara, em Patos.

 

 

Rolar para cima