Governador anuncia que lançará programa para reduzir taxa de mortalidade materna na Paraíba e enaltece trabalho do Circor

O anúncio de lançamento do ‘Alô Mãe’ e os elogios ao trabalho do Circulo do Coração foram feitos por Ricardo Coutinho, durante reabertura dos trabalhos da ALPB, nesta terça-feira (02)

Desde 2011, que a Paraíba desenvolve um projeto que salva a vida de crianças de zero a 12 anos que apresentam problemas de cardiopatia, a exemplo de sopro, cianose, febre reumática, taquicardia, entre outros. Graças ao projeto Círculo do Coração (Circor), que é uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e a ONG pernambucana Círculo do Coração, até julho do ano passado, foram realizadas cerca de 80 mil triagens neonatais, sete mil consultas e ecocardiogramas, 800 capacitações profissionais, além de 330 cirurgias no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa, referência na área, e mais 62 outras cirurgias, no Recife (PE), de pacientes cardiopatas paraibanos.

Em seu discurso na reabertura dos trabalhos da ALPB, nesta terça-feira (02), o governador Ricardo Coutinho, destacou o trabalho do Circor e anunciou o lançamento do programa ‘Alô Mãe’, que busca reduzir a taxa de mortalidade materna na Paraíba. Segundo o governador, o foco do programa será reduzir essa taxa que, atualmente, é de 68 mortes, por cada 1.000 partos. “Essa taxa precisa ser revertida. Não adianta ter unidades de referência, com bons equipamentos, equipes capacitadas se ainda se registra tantos óbitos por causa de um pré-natal mal feito ou não realizado”, disse o governador, enaltecendo que o ‘Aló Mãe’ terá o objetivo de identificar antecipadamente e previamente os riscos, durante o pré-natal, minimizando  ou acabando com os problemas que poderão surgir na hora do parto ou após ele.

O diretor da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, Dr. Odir Pereira Borges Filho,  recebeu com satisfação o anúncio do lançamento deste novo programa. A Maternidade é uma das instituições que atua com o Circor e que vai integrar os trabalhos do ‘Alô Mãe’. “Não temos ainda informações de como esse novo programa vai ser desenvolvido, mas ações que busquem minimizar os riscos às gestantes e seus bebês, através de um pré-natal mais eficaz, sempre serão bem-vindas”, argumenta Dr. Odir.

Sobre a importância do trabalho do Circulo do Coração, Dr. Odir, reforçou o que disse o governador em seu discurso na ALPB. “Muitas das cardiopatias congênitas ainda são um desafio para a medicina e também para o SUS. E nós da Maternidade de Patos ficamos muito orgulhosos de fazer parte de um projeto que permite que mais crianças possam ser tratadas e ter uma vida normal”, finalizou Dr. Odir.

Rolar para cima