Trazidas pelos europeus que passaram a habitar o Brasil desde as navegações, as Festas Juninas foram incorporadas pelos povos que aqui se fixaram, resultando, portanto, num grande encontro de culturas e costumes de diversas partes do mundo. No Nordeste, a festa ganha contornos ainda mais especiais e no colégio GEO essa festa popular tem sua essência preservada, valorizada e também comemorada em grande estilo. E para fazer bonito no dia da festa, essa semana, iniciaram os ensaios para as comemorações que acontece no dia 14, para os estudantes da unidade Sul, e no dia 15, para àqueles que estudam na sede em Tambaú.
Os alunos do Fundamental I do GEO Tambaú iniciaram os ensaios nessa terça-feira (04). Os estudantes do GEO Sul farão o mesmo na próxima semana. A comemoração junina nas duas unidades da escola envolve professores, coordenadores e supervisores, além de funcionários de vários setores e até a diretoria. “É uma festa que pede o envolvimento de todos, inclusive, trabalhamos o significado desta comemoração em sala de aula porque o São João é um forte elemento de identidade regional, que envolve a cultua popular presente no vestuário, na culinária, nas músicas, nas danças, nas brincadeiras e na decoração”, afirma o diretor geral do GEO, professor Roberto Oliveira.
Intitulada “O Arraial da Família’, o GEO Junino tem vários momentos e começa com as apresentações das turmas de Educação Infantil, seguida das dos alunos do Ensino Fundamental I. A programação ainda incluiu um ‘Arrasta-pé das Famílias’ e uma festa com banda de forró para os alunos do Fundamental II e Ensino Médio. Todas as atividades acontecem nas quadras das unidades. Os ingressos individuais e limitados já estão à venda e custam R$ 20,00. O aluno Geozinho não paga entrada. No local da festa haverá ainda a venda das tradicionais comidas típicas feita por alunos das 3ª séries e também por uma empresa contratada para tal finalidade.