A equipe de fisioterapeutas do Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) passou por um treinamento, na tarde desta sexta-feira (17), para padronizar algumas condutas que asseguram maior segurança no atendimento aos pacientes com Covid-19. A capacitação foi feita pelos professores da Unifip, Célio Diniz e Rayne Torres, que também integram a equipe da unidade. Profissionais que atuam na UPA também participaram do momento, realizado na área de AVC do hospital.
Antigos e novatos fisioterapeutas participaram da capacitação que abordou questões como oxigenoterapia e ventilação mecânica, transporte do paciente em ventilação mecânica interno para exames, manobra de reanimação cardiopulmonar no paciente em ventilação mecânica com Covid-19, entre outros tópicos.
“A fisioterapia respiratória desempenha um importante papel mediante os sintomas da COVID-19 com a finalidade de contribuir para atenuar os sintomas ocasionados por esta doença no paciente e essa atuação ocorre em vários âmbitos, desde a participação na equipe multidisciplinar prestando assistência ao paciente grave (intubação, ventilação mecânica e mudanças de decúbito) até condutas de terapia para remoção de secreção brônquica e melhora da função respiratória”, explica Rayne Torres.
Para a diretora geral do Complexo, Liliane Sena, a iniciativa, além de melhor capacitar a equipe da unidade, teve o diferencial de que uma profissional efetiva da unidade foi quem deu o treinamento. “Esses instrutores de hoje são profissionais extremamente qualificados, são professores universitários, e Rayne já atua no nosso dia a dia como fisioterapeuta efetiva da Casa, e se dispuseram a treinar os colegas. E é muito bom quando a educação permanente de nossos colaboradores pode ser feita com membros da própria equipe, isso evidencia o excelente nível de nossa ‘Prata da Casa’”, destaca Liliane.