O Centro Histórico de Olinda e o Instituto Ricardo Brennand, em Recife, foram os roteiros de aula de campo de 114 alunos, do 6º ano fundamental, da escola GEO Tambaú, no último sábado (25). O grupo, acompanhado por professores, supervisores, coordenadores e profissionais de apoio, aliaram teoria e vivência numa aula que complementou a teoria vista em sala de aula nas disciplinas de História, Geografia, Produção textual e Educação Física.
Acompanhados dos professores Carlos Roberto (História), Victor Júnior (Geografia) e Manoel Neto (Educação Física), os estudantes estiveram primeiro no Centro Histórico, também chamada de Cidade Alta de Olinda, cujo acervo e principais monumentos são protegidos por tombamento, desde 1930, e viram as igrejas seculares e conheceram o Alto da Sé.
De lá, os alunos foram almoçar em um shopping da zona sul da cidade e, em seguida, foram ao Museu do Instituto Brennand, cujo acervo é bastante diversificado, com peças e objetos, que remontam a época da Idade Média e da sociedade na Europa Ocidental que são, justamente, o foco no conteúdo dos estudos de história do primeiro bimestre. Pinturas, artes decorativas, esculturas e outros objetos encantaram os estudantes.
A aula de campo, explica a coordenadora pedagógica do Fundamental II, do GEO Tambaú, Milagres Saldanha, faz parte do cotidiano do colégio e todos os roteiros são elaborados pelas equipes de coordenação pedagógica sempre em sintonia com os conteúdos programáticos visto em sala de aula. No próximo sábado (01), alunos do 8ª ano, da unidade GEO Tambaú farão uma aula de campo na Bahia da Traição (PB), no litoral Norte da Paraíba, onde vivenciarão aspectos da cultura indígena Potiguar.