Estudantes do Geo participam de aula sobre alimentação saudável e prática de exercícios físicos e repassam aprendizado para colaboradores

Para ter mais qualidade de vida, além da mudança de hábitos alimentares, é preciso manter a prática de exercícios físicos com regularidade. É difícil, requer dedicação, mas isso deve fazer parte da rotina de todos que desejam ter uma melhor qualidade de vida. Sim, disso todo mundo sabe. Mas, quem pratica? Para conscientizar a todos da importância destas rotinas saudáveis, alunos dos 6º e 7º anos do colégio GEO Sul realizaram, na manhã desta quarta-feira (25), uma ação levando informação a todos os colaboradores da escola. Através de cartazes e abordagens, eles partilharam conhecimentos adquiridos com colaboradores do colégio. A atividade foi proposta do professor de Educação Física do GEO, Marcos Llarena.

Segundo o educador, a ideia não foi a de alcançar apenas nota para a disciplina, mas de fazer com que os alunos se envolvessem na ação pesquisando sobre os benefícios da pirâmide alimentar e a nutrição esportiva, aliada à avaliação física. E deu certo, porque a atividade foi um sucesso de aprendizado para os dois lados. “Os alunos, em grupos, estudaram sobre os assuntos propostos e elaboraram cartazes com as informações. No dia da apresentação, todos eles saíram visitando cada setor da escola, abordando cada colaborador nos corredores, quadras, hall de entrada, para explicar sobre a importância da prática de exercícios e a boa alimentação”, comentou o professor.

Na ocasião, os alunos dos 6º anos falaram sobre a forma correta de se alimentar, através das necessidades do organismo humano com base na pirâmide alimentar, cuja representação gráfica reúne informações importantes a respeito dos grupos de alimentos presentes em nossa dieta. Seu principal objetivo é garantir o bem-estar nutricional, informando, principalmente, sobre as porções recomendadas de cada tipo de alimento. Assim, no primeiro nível (base da pirâmide) está o grupo dos cereais, tubérculos, raízes; no segundo nível, o grupo das hortaliças e grupo das frutas; no terceiro nível, o grupo do leite e produtos lácteos, grupo das carnes e ovos, grupo das leguminosas e oleaginosas; e no quarto nível (topo da pirâmide), o grupo dos óleos e gorduras, grupo dos açúcares e doces.

Os alunos mostraram como utilizar a pirâmide para mudar a alimentação e torná-la mais saudável. Os níveis devem ser utilizados de baixo para cima (base para o topo), dando prioridade às porções da base, reduzindo as demais à medida que os níveis “sobem” para o topo. Já os estudantes dos 7º anos discorreram sobre a importância da nutrição esportiva aliada a uma avaliação física. A ideia foi mostrar que para ter uma dieta saudável, não se pode fazer qualquer uma. “É preciso ter uma avaliação física buscando seus objetivos juntamente com a atividade física e seus benefícios”, explicou o professor Marcos Llarena, frisando que os alunos ressaltaram ainda, durante a visita nos setores do GEO, que aliar exercícios físicos à alimentação saudável é uma mudança capaz de reduzir o estresse no qual as células estão vulneráveis também.

“Ter um estilo de vida saudável promove bem-estar físico e emocional e isso gera uma expectativa e qualidade de vida ainda maior, com ótimos rendimentos no trabalho, nas relações sociais, na vida de modo geral. Os alunos compreenderam isso e incentivaram outras pessoas através do conhecimento”, completou Marcos.

Para o professor Roberto de Oliveira, diretor do GEO Sul, a ação dos alunos foi importante porque eles não só lembraram a todos o que parece terem esquecido, mas também incentivaram os colaboradores a rever a alimentação e despertarem para a prática de exercício. “Uma má alimentação e o sedentarismo pode gerar muitos impactos no nosso corpo e disso todos nós sabemos. O problema é que no dia a dia optamos pelo que está mais fácil e isso nem sempre é o que é saudável. Então, na medida que eles fazem uma atividade como essa e não só lembram a todos o quanto isso é importante para a qualidade de vida, mas também alertam para o aparecimento de doenças, como hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol alto. Afinal, ninguém quer adoecer”, disse o professor Roberto, parabenizando os alunos e o professor pela inciativa de propor um aula diferente.

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