“A primeira ideia que uma criança precisa ter é a da diferença entre o bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade”. Essa frase de Maria Montessori retrata bem a essência de um projeto pedagógico desenvolvido com alunos da Educação Infantil ao Fundamental I, sobre o Bullying. O projeto “A literatura Infantil na construção dos valores”, que começou a ser desenvolvido pelo colégio GEO, no último dia 15, irá trabalhar essa temática a partir da utilização de livros literários, direcionados para esse público, cuja faixa etária é dos três aos dez anos.
A Orientadora Pedagógica e idealizadora do Projeto, Tassia Mendes, explica que o objetivo da iniciativa, que acontece nas duas unidades do colégio em João Pessoa, é desenvolver a formação moral a partir da construção de valores, criando um espaço de prevenção e conscientização no combate ao bullying. “O bullying tornou-se um dos maiores problemas enfrentados pelas escolas. Atualmente, atinge um grande percentual de alunos em todo o Brasil. Trata-se de um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, adotado por um ou mais alunos contra outro, sem motivação evidente, causando dor, angústia e sofrimento e executados dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima”, destaca a orientadora pedagógica.
Dessa forma, Tassia destaca que com o projeto, o GEO busca encontrar meios de combater e prevenir o bullying no ambiente escolar, estimulando, a partir de leituras de 23 livros de Literatura Infantil, sugeridos pelos professores da instituição, o desenvolvimento de valores morais mais sólidos. “Os textos que escolhemos trabalhar são capazes de criar situações oportunas para a discussão de diferenças, sentimentos e atitudes necessárias para uma convivência saudável, pacífica e solidária, fortalecendo os vínculos de afetividade através da construção de valores, exercidos na parceria entre a escola e a família”, reforça ela.
O projeto terá duração de 12 semanas, com duas atividades semanais e cada livro escolhido trabalhará uma temática específica, onde cada professor deverá criar, da sua forma, uma maneira de desenvolver o tema, seja por meio de contação de história, teatro, roda de conversa, brincadeiras, fantoches, musicalização, danças, entre outras atividades. “É necessário que as crianças compreendam que o projeto terá início, meio e fim e que ao final teremos uma conclusão realizada com os grupos e, neste momento, também poderemos contar com a participação da família”, explica Tassia. Todas as atividades serão partilhadas e expostas para toda escola e ainda serão realizadas atividades para casa, estimulando a interação pais e filhos no debate deste assunto.
Na abertura do projeto, realizada no auditório do GEO Tambaú, o grupo de balé apresentou-se com as músicas “Ser luz, Natiruts” e “Triste, louca ou má”, Francisco, el Hombre”, as quais falam sobre o amor e as diferenças. Em seguida, o grupo da Educação Infantil vivenciou a música “Passarinho de toda cor”. As professoras das séries que irão participar fizeram uma apresentação teatral representando cenas de bullying e alguns estudantes expuseram suas opiniões sobre o que eles pensam do bullying. O encerramento se deu com a explanação de como o Projeto seria desenvolvido na escola.
O bullying, explica o diretor do GEO, professor Roberto Oliveira, apresenta-se de várias maneiras, tais como, apelidar, agredir, difamar, pegar pertences, humilhar, além dos comportamentos que utilizam ferramentas da internet e de outras tecnologias de informação e comunicação para causar sofrimento às vítimas e a escola precisa estar atenta a essa questão e trabalhar em seus alunos formas de não apenas se defender, mas, sobretudo, combater e evitar o bullying. “Daí surgiu essa ideia de ampliarmos esse trabalho de combate ao bullyng também através da leitura e interpretação de textos que abordam a baixa autoestima, o individualismo, a difamação, a exclusão, os xingamentos, apelidos e preconceitos”, destaca o diretor.
A idealizadora do projeto afirma que além de focar nessas temáticas e trazer à tona reflexões sobre o bullying, o Projeto idealiza trabalhar o desenvolvimento do respeito às diferenças, o estímulo a atitudes solidárias e positivas ao convívio social, assim como da equidade de gênero. “O estímulo ao autoconhecimento como auxílio no combate ao bullying e a construção de espaço de fala como superação da violência, também fazem parte do escopo deste projeto”, finaliza Tassia.