Uma das referências da rede estadual de saúde para atendimento dos casos de Covid-19 no sertão, o Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) já vem há algum tempo se adequando para atender os casos de pacientes com suspeita de coronavírus. Nesta quinta-feira (09), um grupo de profissionais da unidade, formado por médicos e fisioterapeutas, passou por um treinamento para manuseio dos novos ventiladores mecânicos instalados no isolamento COVID do Complexo.
A capacitação foi conduzida por um técnico, contratado pelo Governo do Estado, para ministrar os treinamentos nas unidades que integram a rede estadual de saúde e que estão recebendo os equipamentos que são um suporte fundamental para manutenção da vida em casos de agravamento dos problemas respiratórios oriundos das complicações do coronavírus.
A partir deste treinamento, explica a diretora geral do Complexo, Liliane Sena, os fisioterapeutas coordenadores treinarão o restante da equipe que é responsável para dar suporte aos pacientes que tiverem sob cuidados de acordo com o protocolo do Covid-19. Cerca de 25 profissionais, que integram uma equipe multidisciplinar, estão diretamente envolvidos nos atendimentos a casos suspeitos de Covid-19 no Complexo de Patos. A unidade tem sob seus cuidados nesta quinta-feira (09), seis pacientes com sintomas da doença, aguardando os resultados dos exames para confirmação ou não do diagnóstico de Covid-19.