Equipe do Banco de Leite de Patos realiza ação educativa com profissionais da atenção básica de São José do Sabugi

Atividade fez parte da programação da 25ª  Semana Mundial de Aleitamento que

 começou ontem e vai até a próxima quinta-feira, com ações em todo o Estado

 

Os profissionais que atuam na atenção básica de saúde de São José do Sabugi  participaram, na manhã desta terça-feira (02), de uma atividade lúdica e educativa cujas orientações foram muito úteis na atualização de conhecimentos. Médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, agente de saúde e técnico de enfermagem reciclaram informações de como segurar e posicionar recém-nascidos na hora da amamentação, dos cuidados que devem ter para realizar esse procedimento e da importância do estímulo às gestantes e mães sobre a doação do leite excedente. A ação fez parte das atividades da  Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, que estão inseridas na programação da 25ª Semana Mundial de Aleitamento.

A palestra ‘Amamentação e seus benefícios’ foi feita pela Coordenadora do BLH de Patos, Joana Sabino, pela bioquímica, Faldrecya Borges e pela Enfermeira do PC Sinha Carneiro de Santa Luzia, Suzy Araújo e foi realizada no Centro  Educacional Dr. Mauro Medeiros, pela manhã. A Coordenadora da Atenção Básica do município,  Gabriela Araújo, a vereadora, Idalete da Costa, e a secretária de Educação, Marlene de Andrade, participaram do evento. Além da palestra, houve ainda demonstração de como segurar e posicionar o bebê durante a amamentação.

Nesta quarta-feira, a programação da Semana inclui ações em dois horários. Pela manhã, às 9h,  na sede do  Banco de Leite Drª Vilani Kehrle, será oferecido um café da manhã, em homenagem às mães doadoras e recebedoras. À tarde, haverá uma palestra para gestantes, no CRAS de Patos, das 14h às 16h, com o tema ‘Os 10 passos para o sucesso do aleitamento e doação do leite humano’. A abordagem será feita pela nutricionista, Silvana Oliveira e a bioquímica, Faldrecya Borges. Em seguida, haverá uma apresentação do grupo teatral ‘Mãe Leoa’, com a peça ‘As inimigas do peito’.

Na quinta-feira, a programação será realizada em João Pessoa, durante todo o dia, no auditório da Maternidade Frei Damião, onde haverá reuniões com representantes das salas de apoio a mulher trabalhadora que amamenta, das 13h às 14h, além do curso em atualização em Segurança Alimentar e Nutricional do Uso do Leite Humano em unidades neonatais e setor de porcionamento, das 14h às 17h.

 

Rolar para cima