“O IFRN está dando passos largos na direção de construir novos caminhos para matriz energética do país, que começou com a instalação de painéis fotovoltaicos em vários campi da instituição, que suprem, atualmente, mais de 40% da energia elétrica consumida pelas próprias unidades administrativas do IFRN e agora passa a disponibilizar o curso de Engenharia em Energia, de forma que informo que nesta quarta-feira (06), estarei em missão oficial prestigiando a aula inaugural do curso e o evento ‘Energia: desafios e perspectivas’, em Natal”, declarou o deputado estadual e presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB, Jeová, durante o pequeno expediente desta terça-feira (05).
Ainda segundo Jeová, além de ter interesse especial no assunto e de colocar seu mandato na busca de soluções alternativas para geração de energia limpa e renovável na Paraíba, a participação dele no evento do Instituto Federal do Rio Grande do Norte também é uma gentileza com o diretor do curso, Dr. Augusto Fialho que em ouras ocasiões participou de eventos na ALPB onde se debateu a geração de energia limpa. “Eu tenho procurado pautar esse tema nesta Casa, por uma razão muito objetiva, a de que nós temos na Paraíba um enorme potencial de insolação que pode se transformar em energia e que ainda não é explorado. Está mais do que na hora da gente aproveitar esse enorme potencial que a natureza nos dá, sem cobrar nada”, finalizou Jeová.
O deputado encerrou seu discurso lembrando do evento que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de abril, em Pombal, que será promovido pelo Comitê de Energia Solar do Semiárido e a Frente Nacional de Energia Alternativa do Brasil, e contará com a participação do Ministério das Minas e Energias, de André Peptone Nóbrega, da Anel, de João Paulo, da SUDENE, entre outras instituições e autoridades. Jeová será um dos palestrantes do evento.