Deputado Jeová Campos defende unificação das eleições e mandatos de cinco anos a partir de 2026

Pegando um mote na discussão sobre o sistema político e a oportunidade que tem a sociedade de aperfeiçoá-lo com uma reforma, o deputado estadual Jeová Campos (PSB), fez hoje (28), um discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, defendendo a unificação das eleições e mandatos de cinco anos a partir de 2026. “Eu, particularmente, sou favorável a unificação das eleições. Ultimamente tenho meditando sobre esse tema. Nós temos que ter a coincidência de eleições, de vereador a presidente da república e mandatos de cinco anos”, disse o parlamentar, que não legisla em causa própria, pois tem dito publicamente que esse será seu último mandato. Jeová está no terceiro mandato de deputado estadual e pretende retomar a carreira acadêmica, na UFCG, como professor do curso de Direito, de onde está licenciado desde o primeiro mandato, além de conciliar sua rotina como advogado.

De acordo com o deputado, todo esse debate cabe numa discussão da necessidade de uma reforma política. “Isso tem que ser feito. Antes, eu defendia a realização de um plebiscito para definir essa questão, mas, hoje acho que o caminho deve ser, os eleitos do próximo ano, para não ter prorrogação de mandatos, terem mandatos de seis anos para coincidir com as eleições de 2026, ai teríamos eleições gerais para todos os cargos em 2026”, defendeu Jeová, lembrando que unificação das eleições possibilita a coincidência de mandatos nos níveis nacional, estadual, distrital e municipal.

Segundo ele, a unificação das eleições traria muitos benefícios para a sociedade. “Teríamos a redução nos custos das eleições, em seu aspecto operacional, pois a organização do pleito ficaria mais barata aos cofres da Justiça Eleitoral, as campanhas eleitorais ficariam mais baratas, fortaleceríamos os partidos políticos, uma vez que as campanhas dentro de cada agremiação teriam que obter uma coordenação mais organizada e centralizada e melhoraríamos a governabilidade, já que a execução de políticas públicas, em especial nas áreas em que o Brasil tem maior carência, como saúde, saneamento, segurança pública e educação, se daria de forma mais uniforme e eficiente”, afirma Jeová.

“Inicialmente, eu defendia que nós pudéssemos unificar em 2024, fazendo um plebiscito, mas, maturando meu pensamento, eu refiz a minha ideia inicial, que na verdade nós devemos ter mandatos de seis anos, apenas por um mandato, para que em 2026 possamos unificar. E a partir de 2026, os mandatos passarão a ser de cinco anos”, finalizou o parlamentar.

Rolar para cima