A Assembleia Legislativa, a partir de uma propositura do deputado estadual Jeová Campos (PSB) homenageou, na tarde desta segunda-feira (09), o Delegado Geral da Polícia Civil, Isaías Dantas Gualberto, com a outorga do título de Cidadão Paraibano. O maranhense que veio para a Paraíba estudar e construiu um vasto currículo de bons serviços prestados ao Estado foi prestigiado com a presença de diversas autoridades ligadas à Polícia e à Segurança Pública. O deputado federal Wilson Santiago também participou da sessão especial, tendo em vista que o parlamentar é da cidade de Uiraúna, cidade que recebeu o homenageado logo que ele chegou do Norte do país. Isaías foi eleito um dos melhores delegados da Policia Civil do país, em pesquisa realizada este mês, que avaliou a experiência da classe.
Com o plenário lotado, com representações da Polícia Civil da Paraíba, Bombeiros, Policia Militar da Paraíba, além de familiares e amigos, foram feitos vários discursos que enalteceram as virtudes do homenageado, que é também advogado e professor. Na abertura do evento, Wilson Santiago falou da reputação ilibada de Isaías. “É um exemplo para todos nós. Um homem que pratica a Justiça e tem dado resultados. O estado já está reduzindo os seus números de homicídios e todo o resto”, comentou, parabenizando a assembleia Legislativa da Paraíba pela homenagem.
No mesmo tom falaram Severiano Pedro; que é secretário de Segurança Pública, Jean Nunes, que é secretário geral de segurança; o secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, Sérgio Fonseca; o comandante da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Euler Chaves, dentre outros, como o deputado Valber Virgulino, e a delegada Cassandra Duarte. “Muito justa a homenagem pela sua sensibilidade e altivez. Ele trata as coisas da Policia Civil com muito respeito. Essa homenagem é de muito vulto. Obrigada à Assembleia por reconhecer um maranhense como um cidadão paraibano”, ressaltou o coronel Euler.
Em seu discurso, Jeová ressaltou o papel da família na educação do homenageado e falou da legitimidade da honraria dada a um representante também do povo paraibano. “A prova de seu prestigio é esse plenário. Só vem aqui quem gosta de Isaías. Tantas entidades. Policia Militar, Policia Civil, Bombeiros, Administração Penitenciária, todos têm carinho e devoção por Isaías. E é isso que faz o prazer ser diferenciado por homenagear o delegado. Porque aqui estou homenageando a instituição também”, disse o autor da propositura.
“Quando um filho do povo consegue ser uma referência isso não é por acaso. Nesse instante você está prestes a receber uma homenagem do povo paraibano que reconhece seu trabalho e atuação. Você é uma grande conquista da Policia da Paraíba, que quebrou paradigmas”, destacou Jeová, enaltecendo os diferenciais do profissional, do delegado e do cidadão.
Ao receber o título de Cidadão Paraibano, Isaías Gualberto, não só agradeceu a homenagem, dizendo-se muito honrado, como apresentou algumas taxas que medem o índice de elucidação de homicídios. Na Paraíba esse índice está em 85%. “Sempre fiz meu trabalho com determinação porque sempre amei o que faço. Minha vida foi cheia de dificuldade quando sai do Maranhão e fui para Uiraúna e depois para Cajazeiras para estudar. Quero agradecer aos amigos, às entidades, que viajaram quilômetros para me homenagear. Agradeço também aos meus pais pela educação e por seguirem uma visão de sertanejos. Que a educação é o único caminho para ser alguém”, afirmou o delegado Isaías Gualberto, visivelmente emocionado com a honraria.
O Comandante da Polícia Militar da Paraíba, Euler Chaves; a Delegada Geral Adjunta da Polícia Civil da Paraíba, Cassandra Duarte; a Delegada da Delegacia Especializada da Mulher, Maísa Félix; o diretor da Academia de Polícia Civil, Severiano Pedro; o secretário de Segurança Pública, Jean Nunes; dentre outros, como os deputados Jutaí Meneses e Valber Virgulino, participaram da sessão especial.
Sobre Isaías
Natural de São Luiz (MA), Isaías veio com a família para a Paraíba com objetivo de cursar Direito na Universidade Federal da Paraíba. Após se formar em 1999, passou a atuar como advogado até ingressar na Polícia Civil, em 2004. Na Polícia Civil, atuou em delegacias, em trabalhos da Secretaria de Segurança e Defesa Social e ministrou aulas na Academia de Ensino da Polícia Civil. Ainda ocupou o cargo de delegado geral adjunto da instituição até ser nomeado pelo governador João Azevedo como o chefe da Polícia Civil da Paraíba. Agora, em dezembro, Isaías ainda foi apontado como um dos melhores delegados de Polícia Civil do país, numa pesquisa feita pelo site www.delegados.com.br, que analisou a experiência dos profissionais brasileiros nessa função.