Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural começa a ser entregue a partir de 15 de agosto

Instrução Normativa nº 2.095, que trata sobre o prazo para apresentação da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), foi publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União na edição do último dia 26 de julho. Segundo do documento a declaração pode ser entregue a partir do dia 15 de agosto e até o dia 30 de setembro. O DITR vale para pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora de qualquer título, inclusive a usufrutuária, de imóvel rural.

Segundo a Instrução Normativa, quando o imóvel rural pertencer a mais de uma pessoa, a DITR deverá ser apresentada por um dos proprietários e a apresentação se faz desnecessária em casos de imóveis rurais considerados imunes ou isentos pela Receita Federal – em geral, pequenas glebas rurais, assentamentos de reforma agrária, comunidades e remanescentes quilombolas reconhecidos.

A instrução da Receita Federal descreve ainda a documentação necessária a ser apresentada para o cálculo do valor do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR). Para preencher a declaração é necessário baixar o Programa Gerador da Declaração do ITR de 2022, disponibilizado no site da Receita Federal.

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, lembra que a entrega da declaração é obrigatória e orienta os associados a não deixarem para última hora. “Brasileiro tem o hábito de deixar tudo para o prazo final, mas, neste caso, a gente orienta os produtores a baixarem o Programa que gera a Declaração e já irem verificando o passo a passo e separando os documentos necessários para que tudo possa ser feito no prazo”, afirma o dirigente canavieiro. Ele reforça que o Departamento Técnico (DETEC) da entidade está à disposição dos associados que tenham alguma dúvida ou dificuldade em preencher a Declaração.

Sobre o pagamento do imposto, ele pode ser parcelado em até quatro cotas de mesmo valor, mensais e consecutivas, desde que nenhuma cota tenha valor inferior a  R$ 50,00. Quando o valor devido for inferior a R$ 100,00, ele deve ser pago em cota única. Tanto a primeira parcela, como a cota única devem ser pagas até 30 de setembro. As demais cotas devem ser quitadas até o último dia útil de cada mês, acrescidas das taxas devidas. Quem quiser maiores detalhes sobre a Instrução Normativa pode acessar http://www.normaslegais.com.br/legislacao/instrucao-normativa-2095-2022.htm.

José Inácio, presidente da Asplan, reforça que produtores não deixem para declarar no fim do prazo
José Inácio, presidente da Asplan, reforça que produtores não deixem para declarar no fim do prazo
O prazo para declarar o Imposto Territorial Rural começa no próximo dia 15
O prazo para declarar o Imposto Territorial Rural começa no próximo dia 15
Rolar para cima