Coordenação do Banco de Leite da Maternidade de Patos faz apelo às mães doadoras para aumentar estoque

Estoque está baixo e precisa de reforço para atender a demanda da maternidade

O Banco de Leite Humano Dr. Vilani Kehrle, da Maternidade de Patos, oferece alimento apropriado para os  bebês  hospitalizados que necessitam  de complemento alimentar. Todos os meses, o Banco de Leite auxilia uma média de 100 crianças nascidas na Maternidade, proporcionando a primeira e a principal fonte de nutrição dos recém-nascidos até que eles se tornem aptos a sugar o seio da  mãe. Contudo, nessa época do ano, quando muitas doadoras viajam por causa das férias, o estoque de leite baixa a níveis preocupantes, daí a necessidade de captar mais doações.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Joana Sabino de Almeida, hoje o estoque de leite humano está reduzido, com risco de  não suprir toda a demanda caso não haja uma reposição satisfatória. “Estamos com um estoque crítico, de apenas um freezer, o que é muito pouco para atender os recém-nascidos, e com poucas doadoras fixas, e algumas delas estão viajando o que aumenta a nossa preocupação”, afirma Joana, fazendo um apelo para que as mães que tenham leite excedente doem o alimento para o banco.

Ainda segundo Joana, há necessidade de doadoras é frequente. “Sempre precisamos de mais doadoras e, consequentemente, de mais leite, uma vez que existe uma rotatividade grande de credenciamento na Maternidade”, destaca  ela. Joana Sabino explica que o leite humano coletado, após passar pelo processo de controle de qualidade, feito no próprio laboratório do BLH por um bioquímico, é armazenado em frascos de vidro esterilizados e colocados em freezers. O material coletado tem validade de seis meses.

Para ser doadora é só entrar em contato através dos telefones 3423-2157 e  3421-5252, que a equipe do Banco de Leite faz atendimento domiciliar, orienta a mãe com os procedimentos básicos de higiene de manuseio do leite e  da ordenha mamaria, como também leva um kit esterilizado que o Banco de Leite fornece contendo (gorro, luvas, máscara, vidro esterilizado e etiqueta identificadora) para que o leite seja ordenhado com qualidade  Além disso, a equipe do BLH passa três vezes na semana pegando o leite ordenhado em domicilio.

O diretor geral da Maternidade, que é a gestora do Banco de Leite, Dr. Odir Pereira Borges Filho, lembra que o leite materno é um alimento completo. “Ele fornece nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lípase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros que atuam contra infecções comuns da infância, além de ser isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança”, explica o médico. Ele lembra ainda que a complementação do leite materno com água ou chás é desnecessária, inclusive em dias secos e quentes. “Recém-nascidos normais nascem suficientemente hidratados para não necessitar de líquidos, além do leite materno”, conclui Dr. Odir.

Padrão Ouro

O Banco de Leite Dra. Vilani Kehrle da Maternidade de Patos foi credenciado, em 2013, pelo Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano com padrão Ouro. Isso significa que a instituição atingiu o padrão de excelência na avaliação da estrutura física, equipamentos, funcionários e nos serviços prestados à população, com pontuação de nível de qualidade entre 90 e 100 pontos. Este ano esse padrão foi novamente reconhecido.

Rolar para cima