O Colégio AZ João Pessoa realizou, nesta quinta-feira (25), o seu último aulão com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos terceiro anistas e os que estão fazendo o exame por experiência participaram de uma aula diferente no Cinépolis do Manaíra Shopping e saíram confiantes do resultado que alcançarão nas provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias, disciplinas da última prova que será realizada neste domingo (28). As provas de Linguagens, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa, foram feitas no último dia 21 e os alunos confirmaram o sucesso esperado, afinal, tiveram uma boa equipe de professores e aporte do colégio, além de farto e exclusivo material didático para se prepararem para as provas.
No aulão desta quinta-feira (25), além de conteúdos e dicas, teve mensagens de apoio dos professores. O professor de Matemática, Felipe Allen, por exemplo, após falar sobre plano cartesiano, juros simples e compostos, notação científica, cálculo de tempo de meia-vida dos compostos, contextualizando a matemática com física, química e as vezes até geografia, deixou um recado importante para seus alunos. “Não olhem para a grama do outro. Ela será sempre mais verde. Preocupem-se em planejar o futuro de vocês. Em uma geração de redes sociais, muitos ficam a ver apenas a vida do outros e não se preocupam em agir para fazer a sua própria vida”, disse ele, acreditando que o maior erro do jovem de hoje é a comparação com o outro. “Cada cabeça é um mundo. O melhor planejamento será sempre o seu para sua vida”, disse ele.
Outro professor de Matemática, Jorge Oliveira, destacou a necessidade de respirar e ter calma. “No geral, 14% das questões de Matemática são das quatro operações básicas que aprendemos já no fundamental. O problema maior está na interpretação. Tenham calma”, disse ele. Ao final de sua aula, mais uma mensagem de força. “Vocês são alunos que têm foco nos estudos. Estão desde o ano passado sofrendo com essa pandemia, estudos online, mas vai dar tudo certo”, disse Jorge.
A aluna Amanda Sarmento da 3ª Série fez prova no último domingo e disse que ficou muito satisfeita. Ela agradeceu à equipe GEO/AZ por tê-la conduzida até esse momento. “Eu estudo no GEO desde o Fundamental, então minha base de conhecimento foi formada aqui. Tudo o que foi construído. Acredito que me levará ao sucesso após essas provas”, comentou ela, destacando que realizou uma prova muito “tranquila” de Linguagens e Ciências Humanas. “Só achei cansativa, mas muito tranquila porque eu estudei o conteúdo”, explicou.
Assim como ela, outros alunos também foram bem-sucedidos nas primeiras provas, o que revela que tiveram uma boa base na escola para enfrentar os desafios do Enem. “A prova foi muito cansativa, diferente do ano anterior, mas foi muito boa. Gostei demais”, comentou Lívia Bernardino, também da 3ª Série. Ela acrescentou que está há 13 anos no GEO e que o resultado dela também se deve à equipe que a acompanhou durante todo esse tempo. “Eu fui preparada a vida toda para esse momento. Só tenho a agradecer a todos e ir para a última prova ainda mais confiante”, frisou a aluna.
Paulo Henrique também gostou da prova de Linguagens e Ciências Humanas. Ele acredita que o Colégio ajudou muito com o método de realização de simulados constantes. “Com os simulados a gente pôde ver os erros e acertos e aprendeu mais”, afirmou o aluno, citando no método PDCA- Plan; Do; Check; Act – aplicado pelo AZ e utilizado para o controle e melhoria contínua de processos. Ana Júlia, que vai tentar para Odontologia, também que elogiou a equipe e o colégio. “A escola nos preparou muito bem para esse momento. Espero que eu consiga êxito ao final. Estou confiante”, disse a aluna.
Ao final do aulão, a equipe pedagógica e de professores se despediu dos estudantes com um momento de reflexão conduzido pela professora de Português, Janaína Cunha. “Charles Chaplin dizia que a vida é uma peça de teatro que não permite ensaio. Então viva, ame. Tem gente que está no palco e outras na plateia. Mas, quem ama vocês, está com vocês no placo, vivendo junto. Sentindo junto. A escola está com vocês no palco”, disse ela aos alunos. Em seguida ela cantou uma música “Clareou”, de Diogo Nogueira encerrando o momento que também contou com a participação da diretora geral da escola, Veronica Monteiro. “Nossos alunos estão preparados, pois tiveram acesso a uma bagagem de conhecimentos muito ampla. Agora é torcer para que eles consigam excelentes resultados”, destaca ela.