Caravana do Coração vai realizar ações em Patos no dia 11 de julho que contarão com a participação da Maternidade Dr. Peregrino Filho

 

Outros 12 municípios paraibanos serão contemplados com serviços

da Caravana que serão realizados entre os dias 04 e 17 de julho

 

A ONG Círculo do Coração de Pernambuco já definiu o calendário e cronograma de atividades que serão realizadas na Paraíba este ano. Entre os dias 04 e 07 de julho, uma equipe multifuncional, formada por 65 profissionais, passará em 13 municípios paraibanos para atender, gratuitamente,  crianças de 0 a 12 anos e gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia ou problemas oriundos de cardiopatias. Essa ação é uma parceria da ONG com o Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com apoio da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP). Os serviços e ações em Patos estão programados para acontecer no dia 11 de julho e terão total apoio da Maternidade Dr. Peregrino Filho, que integra a rede estadual de saúde.

De acordo com a diretora assistencial da Maternidade de Patos, Luciana Maia, vários profissionais da unidade estarão envolvidos diretamente nas ações da Caravana. “Dois profissionais da Maternidade participarão da coleta de sangue, os que integram o ambulatório de microcefalia, ou seja, os fisioterapeutas,  fonoaudiólogo e psicólogo também estarão à disposição da Caravana, além disso teremos também as enfermeiras que já fazem parte do Circor, fazendo diariamente as oximetrias, e demais profissionais que irão participar dos cursos da área de enfermagem e médica”, destaca Luciana, lembrando que a unidade também contribuirá com apoio logístico aos profissionais da Caravana durante sua passagem pela cidade.

A Caravana do Coração tem o objetivo de realizar um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos com ajuda de uma equipe multidisciplinar de profissionais de diversas áreas. Em Patos, serão atendidas 60 gestantes que tenham apresentado exantema na gestação ou febre,  20 crianças com diagnóstico de microcefalia e 80 crianças com cardiopatia. Segundo informações divulgadas pelo Governo do Estado, a meta é atender cerca de 1300 pacientes entre gestantes e crianças, totalizando cerca de 15 mil atendimentos, tendo em vista que cada criança poderá ter acesso a até oito serviços diferentes, nas especialidades de Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação.

Além de Patos, a Caravana vai passar pelas cidades de Sumé, Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Picuí, Esperança, Guarabira e Itabaiana. Por causa do surto de Microcefalia, este ano, haverá a participação de profissionais de saúde internacionais na Caravana, com objetivo de realizar estudos relacionados ao atual surto da doença. Virão profissionais dos Estados Unidos, da Inglaterra, de Portugal e do Japão, especialistas em doenças infecciosas, patologia e imagem. Outra novidade é que também foi incluído nas ações da Caravana serviços de saúde bucal – avaliação, orientação, distribuição de kits de escovação e aplicação de flúor. Além disso, bebês com microcefalia também serão assistidos pelo projeto que acontece pela quarta vez na Paraíba.

Rolar para cima