Banco de Leite de Patos promove palestras educativas para conscientizar mães sobre a importância da doação do leite materno

Atividade também tem o objetivo de ensinar a maneira correta de ordenhar o produto

 

O estoque do Banco de Leite Humano (BLH) Dra. Vilani Kehrle, da Maternidade de Patos, está abaixo do nível satisfatório e, atualmente, somente 13 doadoras fornecem o leite para a instituição, assim mesmo com regularidade variada. Para reverter essa situação e continuar garantindo a alimentação dos recém-nascidos que estão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, na UCIN e no alojamento Mãe-Canguru, a equipe do Banco de Leite está realizando palestras educativas para conscientizar  gestantes e mães sobre a importância da doação, num trabalho de sensibilização para conseguir novas doadoras e assim aumentar o estoque do produto que hoje é de apenas sete litros.

Uma destas palestras foi realizada na última sexta-feira (06), em Santa Terezinha. A ação, que aconteceu no salão da igreja da cidade, foi feita em parceria com a pastoral da Criança do município. Edilma Alves do Nascimento, funcionária do BLH, com apoio da colaboradora do Banco, Maria do Socorro Medeiros, conduziu a palestra ‘Os dez passos do Aleitamento Materno, ordenha e doação de leite’ e repassou orientações para as futuras prováveis doadoras. No município de São José do Bonfim também foi realizada a mesma palestra, no final de abril.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino, no próximo dia 18, já está programada outra palestra, desta vez, com as gestantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Patos. “Estamos vivendo uma grande crise de doação, com poucas doadoras regulares o que deixa o estoque do banco muito vulnerável em relação à quantidade de produto disponível e como temos uma demanda cíclica e diária na maternidade, já que todo dia há vários partos e o quadro se altera a cada momento, temos que sempre dispor de um estoque regular do produto para assegurar a dieta dos RN que é feita, exclusivamente, com leite materno e a cada três horas”, argumenta Joana. Informações para quem deseja agendar uma palestra podem ser obtidas pelo telefone 3423-2157.

Rolar para cima