Asplan cumpre seu papel social ao apoiar eventos de disseminação de conhecimentos afirma Dr. Tarcísio Campos

“A Asplan também cumpre seu papel social quando apoia eventos desta natureza que ajudam de uma maneira muito especial a formação de futuros profissionais da Medicina, cedendo seus espaços para disseminação de conhecimentos”, disse o médico Tarcísio Campos que participou, no último sábado (31), do evento ‘Trânsito e Trauma: uma visão médica interdisciplinar’, realizado na sede da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan).
O momento, trabalhado dentro do contexto do Maio Amarelo, foi organizado pelas Ligas Acadêmica de Neuroanatomia Clínica e Cirúrgica (LINACC-PB), Acadêmica de Cardiointensivismo (LACIN-PB) e a Acadêmica de Trauma e Ortopedia (LIATO-PB) e destinado a acadêmicos de Medicina e outros cursos da área de saúde.
E como o foco era uma abordagem sobre a assistência às vítimas de sinistros de trânsito sob os aspectos neurológico, cardiointensivo, ortopédico e social, os temas tratados foram: ‘Protocolo Fast’‘Trauma de pelve: diagnóstico e manejo’ e ‘TCE com recursos limitados’ que foram abordados, respectivamente, pelos médicos Samir Tanure, intensivista, emergencista e Mestre em gestão de saúde pela Must University (EUA), Rafael Lara, especialista em cirurgia do joelho, Mestre e Doutor pela USP, pós-doutorado pela Fundação AO (Suíça) e Gustavo Patriota, pós-graduado em Neurointensivismo pelo Hospital Sírio Libanês e neurocirurgião no Instituto de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral.
Os três palestrantes enalteceram a importância do bom preparo dos profissionais, principalmente os que atuam em setores de trauma e emergência por lidarem com vidas humanas, da necessidade da busca incessante em qualquer estágio profissional na atualização dos conhecimentos, uma vez que a Medicina evolui constantemente, além de reiterarem algo tão elementar, mas, crucial que é o cuidar com responsabilidade, saber e competência dos pacientes. Todas as três palestras foram realizadas com apoio da projeção de slides que ilustraram o tema de cada abordagem.
 “Para nós, estudantes de Medicina, além de ampliarmos nosso conhecimento em diversas áreas, tivemos a oportunidade de acessar conteúdos e temas que muitas vezes não fazem parte da grade curricular da faculdade. Somado a isso, o evento proporcionou um excelente networking, permitindo interações com estudantes de diferentes períodos e com profissionais renomados. Foi uma grande honra fazer parte da comissão organizadora deste simpósio e foi muito gratificante ver esse importante projeto sair do papel e se tornar realidade” destacou Mariana Américo, que integrou a Comissão Organizadora do evento, formada ainda pelos estudantes Ryan Carreiro, Eduardo Alves, Renaly Macedo, Taciana Negri, Mayara Camelo e Henrique Estrela.
Os médicos Tarcísio Campos e Gustavo Patriota com os acadêmicos de Medicina que coordenaram o evento
O médico Samir Tanure abordou o tema Protocolo FAST
O médico Rafael Lara falou sobre ‘Diagnóstico e manjeo em trauma de pelve’
O médico Gustavo Patriota abordou ‘TCE com recursos limitados’
O médico do Trabalho da Asplan, Tarcísio Campos participou do evento
O evento foi promovido por três ligas acadêmicas e foi realizado no auditório da Asplan
A Asplan foi uma das apoiadoras do evento
Rolar para cima