“A Asplan também cumpre seu papel social quando apoia eventos desta natureza que ajudam de uma maneira muito especial a formação de futuros profissionais da Medicina, cedendo seus espaços para disseminação de conhecimentos”, disse o médico Tarcísio Campos que participou, no último sábado (31), do evento ‘Trânsito e Trauma: uma visão médica interdisciplinar’, realizado na sede da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan).
O momento, trabalhado dentro do contexto do Maio Amarelo, foi organizado pelas Ligas Acadêmica de Neuroanatomia Clínica e Cirúrgica (LINACC-PB), Acadêmica de Cardiointensivismo (LACIN-PB) e a Acadêmica de Trauma e Ortopedia (LIATO-PB) e destinado a acadêmicos de Medicina e outros cursos da área de saúde.
E como o foco era uma abordagem sobre a assistência às vítimas de sinistros de trânsito sob os aspectos neurológico, cardiointensivo, ortopédico e social, os temas tratados foram: ‘Protocolo Fast’, ‘Trauma de pelve: diagnóstico e manejo’ e ‘TCE com recursos limitados’ que foram abordados, respectivamente, pelos médicos Samir Tanure, intensivista, emergencista e Mestre em gestão de saúde pela Must University (EUA), Rafael Lara, especialista em cirurgia do joelho, Mestre e Doutor pela USP, pós-doutorado pela Fundação AO (Suíça) e Gustavo Patriota, pós-graduado em Neurointensivismo pelo Hospital Sírio Libanês e neurocirurgião no Instituto de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral.
Os três palestrantes enalteceram a importância do bom preparo dos profissionais, principalmente os que atuam em setores de trauma e emergência por lidarem com vidas humanas, da necessidade da busca incessante em qualquer estágio profissional na atualização dos conhecimentos, uma vez que a Medicina evolui constantemente, além de reiterarem algo tão elementar, mas, crucial que é o cuidar com responsabilidade, saber e competência dos pacientes. Todas as três palestras foram realizadas com apoio da projeção de slides que ilustraram o tema de cada abordagem.
“Para nós, estudantes de Medicina, além de ampliarmos nosso conhecimento em diversas áreas, tivemos a oportunidade de acessar conteúdos e temas que muitas vezes não fazem parte da grade curricular da faculdade. Somado a isso, o evento proporcionou um excelente networking, permitindo interações com estudantes de diferentes períodos e com profissionais renomados. Foi uma grande honra fazer parte da comissão organizadora deste simpósio e foi muito gratificante ver esse importante projeto sair do papel e se tornar realidade” destacou Mariana Américo, que integrou a Comissão Organizadora do evento, formada ainda pelos estudantes Ryan Carreiro, Eduardo Alves, Renaly Macedo, Taciana Negri, Mayara Camelo e Henrique Estrela.






