Parlamentar fez um pronunciamento durante a sessão desta terça-feira (16)
mostrando a importância da pressão política para resolver os gargalos da obra
“Se a classe política da Paraíba não chamar para si a responsabilidade, e me refiro a deputados e senadores, principalmente os aliados do atual governo federal, para de fato exigirem uma solução urgente para o abandono da obra da Transposição pela Mendes Júnior, nós vamos chorar o leite derramado enquanto milhares de nordestinos continuarão sofrendo com a seca e até morrendo. A obra era para terminar em dezembro e agora nem tem data para recomeçar. Isso é grave e precisa ser resolvido o quanto antes”, afirmou hoje (16), o deputado estadual Jeová Campos (PSB), durante o pequeno expediente da ALPB.
O parlamentar, que também é presidente da Frente Parlamentar da Água, mostrou um vídeo, realizado no final de julho, de trechos do Eixo Norte da obra, e reiterou que o abandono da obra pela Mendes Júnior compromete todo o projeto. “Das três estações elevatórias, de Terra Nova até Salgueiro, em Pernambuco, apenas uma está funcionando, além disso, a obra das pontes, dos túneis e canais também está abandonada, de forma que sem esses trechos, a obra não se concretiza e as águas do Velho Chico não chegarão tão cedo”, revelou Jeová.
O deputado lembrou que o acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) publicado, recentemente, em resposta a uma consulta do Ministério da Integração, sinaliza para contratação emergencial da empresa, mas, contraditoriamente, diz que é preciso fazer uma nova licitação. “Ora, se a situação é emergencial, porque o TCU não sinalizou com a sublocação da obra por empresas que já estão instaladas, mobilizadas e trabalhando na obra da transposição, isso agilizaria os processos e evitaria um hiato de tempo que não podemos suportar a essa altura dos acontecimentos”, disse Jeová. Ele apelou para os parlamentares paraibanos se engajarem nessa luta e participarem do ‘Grito das Águas’, um evento que acontecerá no próximo dia 27, em Cajazeiras, com o objetivo de aprofundar essas e outras questões ligadas à Transposição.