Ressignificar o sofrimento e angustia de mulheres que fazem tratamento contra o câncer de mama transformando esse processo de cura em arte e mostrar que a beleza existe e resiste mesmo em condições adversas. Essa é a tônica da exposição fotográfica ‘Bruta Flor’ que utilizou como personagens 13 pacientes do Hospital do Bem, de Patos, que fazem tratamento contra câncer de mama na unidade. A mostra, que já foi exposta em uma Livraria na cidade, está exposta a partir desta quinta-feira (26) ao hall de entrada do Hospital do Bem e pode ser apreciada pelo público no horário comercial. As fotos das pacientes foram feitas pela fotógrafa Thayse Gomes e ficarão expostas na unidade até o início de janeiro.
A diretora geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), Liliane Sena, disse que ter a mostra na unidade é uma forma de prestigiar não apenas as pacientes que se tornaram personagens da exposição, mas todas as outras que não se deixam abater pelo diagnóstico. “Essa exposição é uma espécie de resgate da autoestima dessas mulheres que se reinventam e se reencontram consigo mesma e mesmo com o sofrimento de um tratamento oncológico não se deixam abater pela doença e descobrem que continuam belas, pois as fotos valorizam de uma forma muito singular a beleza dessas mulheres que ressignificam o sofrimento com o sorriso, com a alegria de viver. Portanto, a mostra é uma homenagem a essas mulheres de fibra”, destaca Liliane.
A mostra foi uma iniciativa da médica Marcília Lopes que produziu, em parceria com a ONG ‘Amigas Viva a Vida’, um calendário com as modelos paciente. Como o resultado ficou muito bonito, o projeto inicial foi ampliado para uma exposição itinerante. Os calendários com as fotos estão à venda e toda a renda é revertida para a ONG ‘Amigas Viva a Vida’, uma entidade bem atuante em Patos que dá um suporte multiprofissional, incluindo de acolhimento em sua sede, às pacientes que se tratam no Hospital do Bem.