Murilo Paraíso, presidente da Asplan, vai receber o título de Cidadão Paraibano no dia 25

A exemplo da doação de sangue, a doação de leite materno também salva vidas, só que neste caso específico de bebês que ainda não conseguem sugar o leite da mãe ou daqueles cujas mães não conseguem produzir o suficiente para uma alimentação adequada. Com o objetivo de divulgar a importância da doação para os diversos setores da sociedade e estimular as mães a doarem o leite excedente foi instituída, pela Lei estadual 9.956, de 11 de janeiro de 2013, a Semana Estadual de Doação de Leite Materno que, este ano,  acontece desde ontem (15) e vai até a sexta-feira (19). O Banco de Leite Drª Vilani Kehrle, de Patos, se integra a rede estadual de saúde, e promove de 17 a 19, várias ações de estímulo à doação. O tema deste ano é “Doe leite e salve vidas”.

Em Patos, a programação da Semana Estadual de  Doação de Leite Materno inclui várias atividades. Além de palestras, haverá encontro com as mães doadoras, distribuição de lembrancinhas, material educativo e cafés da manhã especiais. Na quarta-feira (17), a programação acontecerá nos alojamentos, durante todo o dia, com palestras de sensibilização sobre a importância da amamentação e da doação do leite excedente feitas pela equipe de profissionais do Porcionamento e alunos da FIP. Na quinta-feira (18), às 9h, haverá uma palestra sobre o tema feita pela equipe do Banco de Leite da Maternidade, desta vez, direcionada para gestantes de alto risco. A ação vai acontecer em meio a um café da manhã que terá ainda distribuição de lembrancinhas e material educativo.

O encerramento das atividades da Semana na Maternidade de Patos acontecerá na sexta-feira (19), durante um café da manhã em homenagem as mães doadoras que, na ocasião, receberão brindes em agradecimento ao gesto de solidariedade, amor e carinho que praticam.  Haverá ainda um momento com os Doutores da Alegria.

O objetivo da ação, segundo a coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino, é levar ao público da unidade, tanto para funcionários, como  visitantes, acompanhantes e pacientes, informações sobre a importância da doação de leite materno. “O leite materno é rico em proteínas, em vitaminas A, D, E e B6, além de cálcio, ferro e zinco, e ainda em carotenóides e imunoglobulinas, e confere proteção contra vírus e bactérias e é o alimento ideal para recém-nascido, exclusivo até o 6º mês e complementado até 2 anos”, lembra Joana, destacando que o excedente doado não faz falta para o bebê que mama, mas, faz muita diferença para quem não tem.

Para ser doadora, basta a mulher estar amamentando, ser saudável e ter produção de leite maior que a necessidade do seu bebê. Para doar, é só procurar uma das unidades distribuídas na Paraíba. Os contatos de toda rede, com postos e bancos de coleta, estão no site do Governo do Estado, no link  http://static.paraiba.pb.gov.br/2013/09/Rede-Paraibana-de-Bancos-de-Leite.pdf.

 

Rolar para cima