Maternidade de Patos reforça campanha Outubro Rosa com hasteamento de bandeiras e realização de exames

A maternidade está disponibilizando mamografias para suas funcionárias e

 convidadas, além das pacientes encaminhadas pelos PSFs

 

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, desde o início do mês desenvolve ações alusivas a campanha de prevenção ao câncer de mama promovida pelo movimento Outubro Rosa. Além da disponibilização de mamografias para a população e funcionárias, a unidade também está distribuindo material educativo e realizando palestras ao longo do mês para conscientizar pacientes, visitantes e profissionais sobre a importância dos exames preventivos para detecção do câncer de mama em seu estágio inicial. Na manhã desta sexta-feira (14), foi realizada a solenidade de hasteamento das bandeiras, incluindo a rosa, símbolo da campanha. A Banda Oficial do Batalhão da Polícia Militar participou da solenidade.

O diretor geral da Maternidade, Dr. Odir Pereira Borges Filho, o médico Rui Nóbrega Pontes, Gerusia, do Grupo Amigas Viva a Vida e a funcionária, Luzia Mendes, que descobriu um câncer de mama durante uma das campanhas do Outubro Rosa, na Maternidade, hastearam as bandeiras do Brasil, da Paraíba, do Outubro Rosa e de Patos, respectivamente. Houve ainda a distribuição de laços cor de rosa e um lanche coletivo no final da solenidade.

A coordenadora do Núcleo de Estágio, Capacitação e Eventos da Maternidade, a psicopedagoga, Jussineide Brito, uma das organizadoras do evento, agradeceu a presença das pessoas e autoridades, especialmente, dos integrantes da Banda, que contribuíram para abrilhantar a ação e lembrou que até o final do mês, todas as funcionárias com idade acima de 39 anos e as que tenham histórico familiar de câncer, poderão fazer a mamografia e também convidar um familiar  ou amiga para realização do exame.

Dr. Odir Pereira Borges Filho destacou que o Outubro Rosa é uma ação de extrema importância. “Nesse período, a rede de saúde pública e muitas entidades privadas chamam atenção para a importância da prevenção, conscientizando diversas mulheres para atentarem para os exames preventivos que detectam o câncer de mama em seu estágio inicial, onde as chances de cura são muito altas”, disse o médico, lembrando que em ações passadas, a maternidade identificou casos de câncer de mama entre colaboradoras graças ao Outubro Rosa, como o caso da funcionária Luzia Mendes que, após diagnóstico e tratamento, está curada e já de volta ao trabalho na unidade.

Rolar para cima