Quando uma empresa contrata uma assessoria de imprensa, independente do seu porte, provavelmente está buscando melhorar sua comunicação interna ou externa. Diante da abrangência de possibilidades de serviços que o assessor pode oferecer ao cliente, levando em conta suas necessidades e prioridades, alguns materiais informativos podem ser utilizados para este tipo de comunicação, por exemplo, os jornais institucionais.
O jornal institucional é um informativo direcionado ao público interno de uma instituição, seja pública ou privada, visando evidenciar as áreas e serviços oferecidos pela empresa, além de divulgar informações importantes (eventos, prêmios, reuniões, ações corporativas, etc). Os jornais podem ser impressos ou virtuais, na internet e intranet. A produção de jornal mural também faz parte do jornalismo institucional.
Muitas organizações acabam se esquecendo da importância de trabalhar não apenas a comunicação externa, mas também a interna. Os stakeholders não fazem parte somente do público consumidor. Funcionários, gestores, fornecedores, entre outros colaboradores, são considerados público de interesse.
Por que o assessor deve apostar na produção de jornais institucionais para alguns clientes?
O papel do assessor de imprensa é melhorar a comunicação nas empresas e fortalecer sua marca no mercado. Desta forma, ao analisar o perfil do assessorado e quais estratégias comunicacionais podem ser empregadas, torna-se relevante a necessidade de atuar com diversas ferramentas, como internet (sites, redes sociais), relacionamento com a imprensa e a produção de materiais informativos que contribuem no processo de qualificação da imagem do cliente.
A divulgação de um jornal institucional é capaz de ser mais ampla do que a circulação interna. Exemplo: O informativo pode ser entregue pelo funcionário aos familiares e amigos. Por isso, é importante explorar pautas que se relacionam com a instituição, e também assuntos de interesse público que podem ser consumidos por terceiros, sendo uma forma de divulgação da empresa na comunidade.
Geralmente, a periodicidade do jornal se concentra na produção mensal, bimestral ou semestral, dependendo da quantidade e necessidade de conteúdos para publicação. O assessor não pode se limitar apenas aos meios tradicionais de trabalho, mas deve apostar em outras estratégias que trazem benefícios e visibilidade corporativa.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação