A qualidade do serviço prestado pelo setor de farmácia numa unidade de saúde interfere diretamente na eficácia do tratamento do paciente. E foi partindo desta premissa, que a direção geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) incluiu a Farmácia como um dos setores que passariam por um amplo processo de melhoria. E essa ação foi concluída nesta quarta-feira (19) com o término dos serviços de revitalização, pintura e ampliação dos espaços, mudança de portas, reestruturação do telhado, completa revisão elétrica e na iluminação, redistribuição interna de materiais e modificação de layout do setor, além de climatização de todos os ambientes, propiciando um melhor fluxo de insumos e medicamentos na Central de Abastecimento Farmacêutico da unidade. Para comemorar a conclusão da reforma, foi realizado um café da manhã que contou com a presença do diretor geral, Francisco Guedes, e do diretor Administrativo, Levi Firmino.
A Coordenadora e Responsável Técnica da Central, a farmacêutica Luciana Coutinho destaca que as mudanças vão possibilitar que o setor atenda as demandas internas da unidade de forma ainda mais ágil e eficiente. “Nosso setor precisava de um olhar especial e desta reforma que não apenas devolveu ao ambiente uma situação mais adequada e segura de trabalho, como mais agradável do ponto de vista físico já que com as mudanças o ambiente ficou mais arejado, claro e possível de ser melhor organizado”, destaca Luciana, lembrando que isso também refletirá no próprio entusiasmo da equipe que vai trabalhar de forma mais alegre e motivada.
Luciana reitera que além das melhorias na estrutura física do espaço, houve ainda um incremento de procedimentos que passa pelo o abastecimento da Farmácia e mudanças na logística de distribuição de insumos. “Nossa farmácia nunca teve tão bem abastecida e além da parte de armazenamento, também mudamos a parte de dispensação e distribuição de material e medicamentos que antes funcionavam de forma centralizada, num único local, e agora além da farmácia satélite, temos uma central mais próxima das enfermarias que faz a distribuição de medicamentos e material para todo o Complexo e outra satélite que atende as UTIs Covid e Urgência e Emergência do hospital”, explica Luciana.
Ela lembra que o setor funciona 24h, todos os dias da semana e que trabalham no setor onze farmacêuticos concursados e 23 auxiliares de Farmácia, entre os quais alguns almoxarifes. Segundo Luciana, a Central conta hoje com uma variedade muito ampla de produtos, sendo cerca de 300 itens de material médico hospitalar e uma variedade de cerca de 200 tipos de medicamentos.
“Era preciso ter um olhar atento também para a Farmácia que, realmente, precisava passar por essas mudanças para ter condições de atender nossos pacientes oncológicos, de traumatologia, do setor de isolamento Covid, além dos de Urgência e Emergência, o que requer do setor de Farmácia uma gama de medicamentos e insumos, além de muita agilidade e eficiência para atender a contento nosso público interno, nas suas mais variadas demandas”, reforça o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembrando que a Central conta com um leque muito amplo de antibióticos, sedativos, medicações de uso controlado, além de todos os insumos para atender também os casos de traumatologia e as cirurgias de alta complexidade, que precisam de sedativos e analgésicos. “A farmácia é um setor vital e como tal estamos muito felizes de poder ter avançado com as melhorias também nesse setor”, lembrou o diretor Administrativo, Levi Firmino, destacando que a recepção da urgência e emergência, o serviço de nutrição, o necrotério, o pátio interno, as enfermarias covid, o setor administrativo e o isolamento covid, além de toda a parte externa do Complexo também foram espaços da unidade que passaram por processos de melhoria nos últimos seis meses, sendo este último em parceria com a Prefeitura de Patos.