Ele é um profissional que atua em unidades de saúde junto com a equipe médica, com um olhar crítico mais direcionado à situação social das pessoas, desempenhando atividades que analisam e prestam apoio aos pacientes e seus familiares, durante todo o tratamento e até a alta. Esse profissional é o Assistente Social e para comemorar o Dia desta categoria aconteceu, nesta sexta-feira (14), um evento comemorativo no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) que incluiu a palestra sobre “A importância do Assistente Social no Âmbito Hospitalar”, com a Assistente Social do Hemonúcleo, Josevânia Batista Leite e a psicóloga, Maria Gorete Rezende, dinâmicas, distribuição de brindes e botões de rosa e foi encerrado com um lanche coletivo, respeitando as medidas de distanciamento e ações de restrição da pandemia. O diretor Administrativo do Complexo, Levi Firmino, parabenizou os profissionais e fez a abertura do evento.
“O dia oficial da categoria é 15 de Maio, mas antecipamos a comemoração para hoje porque no sábado ficaria mais difícil de realizar essa ação”, explica a Coordenadora do Serviço Social do Complexo, Suenia Mota, que conta com o apoio de uma equipe de oito profissionais na unidade, sendo dois diaristas e os demais plantonistas. “O escopo de trabalho de um assistente social num hospital é bastante amplo, pois nós realizamos visitas ao leito, atendimento ao público, mediação via telefone, orientação a visitantes e em casos de óbito, interconsultas e emissão de declarações”, destaca Suenia, lembrando que outras atividades frequentes, mas não corriqueiras também fazem parte do trabalho dos profissionais da Assistência Social do Complexo.
Em sua fala, a Assistente Social do Hemonúcleo, Josevânia Batista destacou a importância do Serviço Social, com ênfase no ambiente hospitalar, enquanto que a psicóloga, Maria Gorete Rezende abordou os atendimentos do setor no Complexo. A Coordenadora do Serviço, Suenia reforçou a importância da atuação do profissional e, em seguida, a presidente do Núcleo de Segurança do Paciente, Maria Socorro distribuiu botões de rosas para as Assistentes Sociais da unidade. “Foi um momento ímpar, onde pudemos não apenas debater a importância de nosso trabalho, mas reforçar a nossa atuação e também nos confraternizar e comemorar nosso Dia” avaliou Suenia.
O Serviço em números de janeiro a abril de 2021
No primeiro quadrimestre deste ano, o setor de Assistência Social do Complexo contabilizou 18.928 atendimentos, entre visitas ao leito dos pacientes (7.125), emissão de autorização para acompanhante (1.034), atendimento ao público no setor (4.786), mediação via telefone (2.068), orientação a visitantes (2.975) e em caso de óbito (437), além de 185 interconsultas e 318 emissões de declaração.