Um dos maiores eventos de cinema do Brasil acontece na Paraíba, com o Fest Aruanda. O Estado também tem vários profissionais premiados na área de cinema e tradição reconhecida, nacionalmente, na produção de grandes documentários. E graças a iniciativa do deputado estadual Jeová Campos (PSB), em breve, o talento dos profissionais paraibanos, que atuam nesta área, e das produções locais poderá ser não apenas reconhecido, mas, também premiado. Na sessão desta terça-feira (08), o parlamentar anunciou que vai propor, através de um Projeto de Resolução (PR), que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa crie um prêmio para destacar as melhores produções cinematográficas locais.
“Nós temos muitos talentos aqui, que por falta de oportunidade não se destacam ou não têm o merecido reconhecimento por suas produções. Esse prêmio não só enalteceria o talento destes profissionais, mas, sobretudo a qualidade da produção cinematográfica paraibana, que não deixa a desejar a lugar nenhum”, afirmou o parlamentar. Segundo Jeová, a ideia surgiu a partir de uma conversa com o professor, documentarista e coordenador do Fest Aruanda, Lúcio Vilar.
O presidente da ALPB, deputado Gervásio Maia Filho, que presidia a sessão quando Jeová propôs a criação do prêmio, disse que ia encaminhar a solicitação. Ainda segundo Jeová, o projeto não é inédito em nível nacional, tanto que outras casas legislativas já instituíram prêmios desta natureza e com esse propósito. A ideia é restringir o prêmio às produções cinematográficas produzidas na Paraíba. Nós próximos dias, o PR deve ser analisado em plenário pelos deputados paraibanos.