Criação de Conselho de Desenvolvimento Municipal deve impulsionar setor de confecção no sertão da Paraíba

Proposta de criação do Conselho foi definida durante audiência pública, realizada nesta sexta-feira (10), em Cajazeiras, pela Comissão de Desenvolvimento da ALPB

 

            Há muito se fala na importância e necessidade de se criar instrumentos que estimulem o potencial do setor de confecção de Cajazeiras e região que, atualmente, vive de revender peças de outros estados ao invés de ter uma produção industrial local expressiva. Neste sentido, a decisão de criar um Conselho de Desenvolvimento Municipal, tomada nesta sexta-feira (10), durante audiência pública, realizada pela Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB, na Câmara Municipal de Cajazeiras, é um passo importante para mudar essa realidade e fortalecer o setor industrial de confecção do sertão paraibano.

            Segundo o deputado Jeová Campos e presidente da Comissão, o foco principal do Conselho será instrumentalizar o desenvolvimento do setor de confecção de Cajazeiras e região. “Através do Conselho, atuaremos de forma mais organizada, visando o desenvolvimento do setor de vestuário da região que tem um potencial enorme, mas, atualmente vive basicamente da revenda de produtos de outros estados”, argumenta o parlamentar, que antes da audiência visitou junto com o secretário Executivo de Estado da Receita, Leonilson Lucena, fábricas de confecção de roupas íntimas, de moda feminina e de jeans. A visita, de acordo com o parlamentar, serviu para que o secretário visse in loco o potencial das unidades fabris já instaladas em Cajazeiras para, a partir daí, estudar formas de incentivar a produção local.

E uma destas formas de incentivo, explica o deputado Jeová Campos, é a adoção de um regime especial de tributação, com uma alíquota diferenciada de imposto sobre mercadorias produzidas, similar a que foi concedida à região de produção de redes de São Bento. Esse pleito, inclusive, será pauta de uma audiência com o governador Ricardo Coutinho, a ser agendada após a criação do Conselho de Desenvolvimento Municipal. “Queremos, de forma organizada, levar esse pleito para Ricardo, que é um governante que tem uma visão bem ampla e perspicaz, quando se trata de descentralização de desenvolvimento e apoio à iniciativas que gerem emprego e renda”, destaca Jeová.

            A formação do Conselho de Desenvolvimento Municipal inclui representati-vidade de vários órgãos e entidades, a exemplo do SEBRAE, empresários do setor, CDL, Escola Técnica Estadual, além da Prefeitura de Cajazeiras e Câmara Municipal e Assembleia Legislativa. “A visita do secretário da Receita Estadual foi muito importante, pois ele viu o grande potencial que nós temos no setor têxtil, e os debates na audiência pública foram bem produtivos, de forma que avalio que demos um passo importante rumo à concretização deste projeto de tornar o sertão da Paraíba um grande centro de produção têxtil”, finaliza Jeová.

 

Rolar para cima