Ciclo de palestra iniciado essa semana reforça foco do Colégio GEO na formação humanizada e integral de seus alunos

 Como estamos aproveitando o tempo? Qual o conceito de felicidade? Você se conhece bem? O que alimenta sua alma? Essas e outras questões foram abordadas pelo psicólogo clínico, professor e mestre em Filosofia, Aluízio Brito, durante um encontro com alunos do terceiro ano, do Ensino Médio, do Colégio GEO Tambaú. O evento, que aconteceu hoje, no auditório da escola, faz parte de um ciclo de palestras iniciado essa semana. A ideia é estimular os estudantes a refletirem melhor sobre os desafios da vida, das escolhas que terão que fazer e, sobretudo, despertar neles o sentimento de que não devem se contentar com o óbvio, mas procurar avançar sempre, principalmente, na busca do autoconhecimento e felicidade.

E essa busca da felicidade, explica o psicólogo, que terá outros momentos para debater com os estudantes do segundo e primeiro ano do ensino médio do GEO Tambaú, nos dias 24 e 29 de abril, respectivamente, e ainda com os alunos do Ensino Médio do GEO Sul, nos dias 08, 13 e 15 de maio. Ainda sobre o conteúdo, afirma Aluizio: “Isso passa pelo aceitar-se, conhecer-se, de como se enfrenta as perdas, o sofrimento e as descobertas e, sobretudo, como nos amamos. A felicidade não está pronta, não se compra, nem se vende, é uma construção”, explicou o palestrante, cujo tema principal de sua abordagem foi “Aproveitando melhor o tempo”.

Para a estudante do terceiro ano do colégio GEO Tambaú, Maria Clara, de 17 anos, que vai tentar vestibular para o curso de Direito, esse ano, particularmente, está muito corrido e, portanto, com pouco tempo para outras coisas que não o estudo, mas a palestra a ajudou a perceber que mesmo em meio a uma vida muito corrida, sempre há tempo para fazer tudo o que se gosta. “De fato, as vezes, a gente gasta mal o nosso tempo, muito tempo no celular, pouco tempo com a família e para encontrar os amigos fora da internet. Quando a gente começa a repensar e a equilibrar as coisas, tudo já passou. Eu, por exemplo, tenho aulas até as 22h30, nas terças e quartas-feiras, é corrido, mas quero passar no curso que escolhi, mas tem outros dias que posso compensar, como disse o palestrante, tudo é uma questão de equilíbrio”, disse Maria Clara.

E é justamente na questão do equilíbrio, segundo o diretor do GEO, professor Roberto Oliveira, que a escola busca atuar de forma mais contundente, ao aliar um amplo e rico conteúdo pedagógico, com uma proposta educacional que amplia os horizontes dos estudantes. “No GEO, nós temos um conjunto de ações que se complementam e convergem para uma formação mais ampla. Quando reunimos nossos alunos para debater temas como esse de melhor aproveitamento do tempo, queremos dizer a eles que não adianta se ‘matar’ de estudar, se a assimilação deste conteúdo não for eficaz. O que vale é focar no importante, eleger prioridades, mas sempre buscando equilíbrio e harmonia”, destacou Roberto.

Além das explanações, o palestrante projetou um trecho do filme “O grande ditador”, no momento em que o personagem de Charles Chapplin faz um discurso que enaltece a importância do amor, da solidariedade, da amizade entre as pessoas, e ainda a projeção de um VT cujo personagem era um robô, cujas feições era de um ser humano, altamente tecnológico, mas, incapaz de viver as emoções que somente as pessoas são capazes de sentir. “Substituir tecnologia por pessoas nunca nos levará a felicidade. Hoje, aproximamos pessoas distantes e nos distanciamos de pessoas próximas. A redes sociais permitem isso, mas, é preciso se desligar disso em alguns momentos, escutar a si próprio e se conhecer, quando a gente se gosta e se aceita é porque nos conhecemos o suficiente”, disse o psicólogo, que também citou a celebre frase de Neruda: “A vida só começa quando a gente aprende a amar”.

Durante o ciclo de palestras serão trabalhados vários temas, a exemplo da ‘Existência’, ‘Importância da Vida’, ‘Cuidado com o outro’ e ‘Importância do Silêncio’ Os alunos do Ensino Fundamental II, das duas unidades GEO, também estão tendo momentos de palestras, conduzidas pelo psicólogo Guilherme Stanford. O ciclo de palestras faz parte de um projeto extra pedagógico que foi iniciado pela instituição este ano.

Rolar para cima