Dezesseis alunos do Colégio GEO de João Pessoa estão em São Luís (MA), participando do Torneio Internacional de Robótica (ITR), que começou nesta quarta-feira (26) e vai até 30 de junho. A competição é a reta final do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu no ano passado, na capital paraibana. Apenas os três primeiros colocados de cada modalidade se classificaram para o Internacional, em conjunto com campeões das edições da Argentina e Uruguai. O GEO compete em São Luís em seis, das nove modalidades do evento, sendo elas: dança, sumô, MMA, cabo de guerra, dirigibilidade de drone e carros autônomos. O ITR acontece no Golden Shopping Macau.
Segundo o professor de Matemática e Robótica do GEO, que está com os alunos em São Luís desde a quarta-feira (26), Jailton Soares, os alunos são crianças e adolescentes de 10 a 17 anos que já têm uma paixão pela robótica e estão ganhando cada vez mais espaço nas competições. Ano passado, o GEO levou o 1º, 2º e o 3º lugar no cabo de guerra, na competição nacional, em João Pessoa. Nas outras modalidades como dança, sumô, MMA, dirigibilidade de drone e carros autônomos a escola também ficou entre os três primeiros lugares, tanto que foi classificada para o torneio internacional de agora.
“Tem alguns alunos que começaram desde pequenos na robótica e já estão competindo há pelo menos quatro anos. São os mais experientes e que ano que vem já nos deixam. E a maioria já tem uma paixão pela robótica, pela engenharia. Para o curso superior, Engenharia já é a escolha de 90% do grupo. Os demais vão para Medicina”, comentou Jailton, frisando que até na Medicina há de saber um pouco de robótica. “Hoje, médicos fazem cirurgias através da robótica também”, disse.
Nesta quinta-feira (27), o GEO competirá com cabo de guerra, o sumô e a dança. Nesta sexta-feira (28) vai competir nas modalidades de cabo de guerra e MMA. No sábado (29) será a vez da modalidade de dirigibilidade de drones e carros autônomos. No dia 30, no domingo, ocorrerá o encerramento do Torneio. Na etapa internacional, em São Luís, participam 238 equipes, de 11 estados, além de grupos da Argentina e Uruguai, para competir nas modalidades resgate no plano, resgate em alto risco, viagem ao centro da Terra, sumô tradicional, MMA, dirigibilidade de drone, carros autônomos e cabo de guerra.