SES entrega ao Complexo de Patos ventiladores pulmonares eletrônicos doados pela Energisa

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos foi a unidade de saúde pública do Estado escolhida para ser contemplada com a doação de ventiladores pulmonar eletrônico. Os equipamentos foram doados pela Energisa à Secretaria de Estado de Saúde (SES) para auxiliar no atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19 e se integrarão ao patrimônio da unidade após o término da pandemia sendo utilizados no atendimento de pacientes com outros problemas do trato respiratório. O Hospital de Patos recebeu quatro ventiladores.
“A doação faz parte da mobilização da sociedade civil, por meio do programa Paraíba Solidária, que já arrecadou equipamentos, EPIs, máscaras e materiais de higiene para serem utilizados na rede pública de saúde, no enfrentamento do novo coronavírus”, explica o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes. Os equipamentos já estão na unidade, estão sendo incorporados ao patrimônio do Hospital Regional e assim que o técnico responsável fizer a instalação dos mesmos, eles começarão a ser utilizados. “Inicialmente, colocaremos esses ventiladores na UTI Covid e quando acabar a pandemia disponibilizaremos para o atendimento de pacientes com problemas do trato respiratório”, afirma o diretor. A expectativa é que na próxima semana esse processo seja concluído.
De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, a doação irá beneficiar a população do sertão paraibano, onde os casos da Covid-19 permanecem aumentando, em virtude do processo de interiorização do vírus no Estado. “A doação destes quatro respiradores é importantíssima no momento em que a pandemia ainda não foi contida, nós ainda temos um quantitativo de casos novos e doentes em UTI, que merecem esta segurança de, quando necessário, ter disponível um respirador”, destacou o secretário.
Ainda segundo Francisco Guedes, os ventiladores chegam em boa hora, porque são equipamentos importantes no suporte de pacientes com síndrome respiratória, principalmente, no momento em que se percebe um aumento no número de pacientes internados no setor de isolamento do hospital. “Temos percebido um aumento dos casos de Covid e os respiradores são equipamentos fundamentais na recuperação destes pacientes, de forma que ficamos muito felizes com a destinação da SES e com a doação da Energisa”, finaliza Francisco Guedes.
Responsabilidade Social
“Uns dos nossos vieses de atuação são a responsabilidade social e o compromisso em garantir o conforto e bem-estar da população. Estamos na Paraíba há 20 anos, nossos funcionários são daqui, aqui fizemos raízes e queremos contribuir no que tiver a nosso alcance. A doação dos respiradores é uma das iniciativas que a gente tem muito orgulho, pois sabemos o quanto isso pode ajudar a salvar vidas. Cheguei há pouco tempo no Estado, mas já pude perceber como as iniciativas governamentais e privadas estão ajudando a combater e minimizar os problemas da pandemia”, comenta Marcio Zidan, diretor-presidente da Energisa na Paraíba.
Ao todo, o Grupo Energisa vai entregar 38 ventiladores pulmonares para o tratamento da Covid-19 no país. Os ventiladores foram homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e produzidos pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom. O projeto envolveu uma equipe multidisciplinar incluindo médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores. Para a compra dos ventiladores, foram doados R$ 570 mil. A doação aconteceu em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).

Postado em: 16/10/2020, Por : News Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *