Projeto Matemática Solidária incentiva alunos de escola de João Pessoa a transformar o estudo da disciplina em ação social

Os alunos do 1º ao 5º ano do colégio Geo Tambaú estão vivenciando uma experiência diferente no estudo da Matemática graças ao projeto ‘Matemática Solidária’. Nesta sexta-feira (04), os estudantes das turmas do 5º B, manhã, e do 5º C, tarde, já começaram a vivenciar os conceitos de somar e multiplicar com foco em uma ação solidária que irá beneficiar os idosos da Vila Vicentina. Isto porque, os alunos foram estimulados a trazer lanches de casa para venda na hora do intervalo, cuja arrecadação será destinada para compra de produtos para a instituição filantrópica que abriga idosos na capital paraibana.

As professoras de Matemática, Viviane Damacena e Luciana Figueiredo, idealizadoras da ação, explicam que o projeto busca levar os alunos a aplicar o estudo da disciplina na resolução de problemas sociais que, no caso, será contribuir com gêneros alimentícios que serão comprados, pelos próprios estudantes, e doados à direção da Vila Vicentina. De acordo com o projeto, cada turma ficou responsável por um dia de vendas e cada aluno da sala se encarrega de trazer um lanche especial que será vendido aos colegas e professores do dia. O que for arrecadado com essas vendas será revertido em compras para a Vila Vicentina. Ao final de cada dia de vendas, a professora se reúne com os alunos para prestação de contas dos valores apurados. Os alunos das turmas do 1º ao 3º ano também participam da ação como consumidores comprando os lanches vendidos.

Nesta sexta-feira, primeiro dia de vendas do ‘lanche solidário’, os alunos do 5º B e do 5º C levaram brigadeiros, bolos diversos, salgados, sanduiches, kiches, pipocas, refrigerantes e sucos. ANa próxima terça-feira (08), será a vez dos estudantes do 5º A e do 5º D, trazerem seus lanches para venderem aos colegas e na segunda-feira, os alunos do 4º A e 4º B farão o mesmo. Após a conclusão da etapa de vendas, os alunos, divididos em grupos, farão a listagem dos produtos que serão comprados, pesquisarão preços e efetuarão a compra num supermercado ao lado da escola. A entrega dos produtos adquiridos será realizada em data a ser definida junto a direção da Vila Vicentina.

O diretor geral do Geo Tambáu, Danilo Abdala, destaca a importância da iniciativa. “Além de ampliar a percepção da Matemática e a forma de estudar a disciplina, essa ação estimulará nossos alunos a se tornarem cidadãos com papel ativo na sociedade, isto porque, essa iniciativa também é uma forma de mostrar que há várias maneiras de ser solidário”, destaca o diretor, lembrando que um dos grandes diferenciais do Geo é, justamente, ampliar o campo do ensino para muito além da questão meramente didático/pedagógica.

Postado em: 04/10/2019, Por : News Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *